Polícia já resgatou 120 animais por maus-tratos este ano no ES
O número é referente a cães e gatos que foram resgatados de janeiro a abril na Grande Vitória após denúncias de vizinhos
Escute essa reportagem

Após denúncias de vizinhos, a Polícia Civil já resgatou aproximadamente 120 animais vítimas de maus-tratos na Grande Vitória, de janeiro a abril deste ano, segundo o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal (NPA) da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA).
“A sociedade tem um papel fundamental e imprescindível. Os vizinhos ouvem, veem, sentem o cheiro, registram imagens. O relato é superimportante, pois a polícia vê o retrato do local, mas, antes disso, tem a história”, diz Piquet.
O titular da DEPMA, delegado Marcelo Nolasco, destaca que a delegacia trata de todos os crimes ambientais e que, com a maior conscientização sobre a causa animal, foi criado o NPA.
“Hoje, as pessoas sabem que os animais são seres que possuem direitos e que não podem sofrer maus-tratos”, observa Nolasco.
O delegado observa que a DEPMA trabalha em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, Ministério Público Estadual, Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos, prefeituras, entre outros órgãos.
Um caso recente de resgate realizado pelo delegado Leandro Piquet com o apoio da Prefeitura de Vila Velha foi de um cão da raça border collie, no bairro Jardim Guaranhuns, após denúncia.
“A informação é que a pessoa ficava até cinco dias sem aparecer ao local onde deixou o cachorro, uma varanda de 4m. Ele não tinha ração e água e, segundo a veterinária que acompanhou o resgate, a perda de pelo apresentada é um sinal de desnutrição”, ressalta Piquet.
Lunanda Vago, que é vereadora em Colatina e atua na causa animal, levou para adoção uma cadela da raça pinscher – ainda sem nome – resgatada pelo delegado Leandro Piquet. “Vou deixar para a família que adotá-la colocar o nome”, afirma.
Ela destaca que os maus-tratos a animais sempre existiram, só que antes ficavam escondidos.
“As pessoas não sabiam o caminho, como fazer as denúncias. Como esse cuidado com os animais mudou nos últimos anos, as pessoas agora têm maior consciência”, afirma.
Moradores de prédios, casas, trabalhadores de comércios, pessoas que passam pelas ruas e notam animais em situação de maus-tratos, sem água e comida ou trancados em espaços minúsculos devem fazer a denúncia.
Prisão de até 5 anos para quem maltrata animais

A lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar animais. Com a norma, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
A legislação alterou a lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.
“As pessoas acreditam que, ao fazer uma denúncia, estão ajudando um animal. Mas também tem o caráter pedagógico. Não é que uma prisão resolve todos os problemas, mas gera um desconforto naqueles que praticam esses crimes, eles sabem que não vão sair impunes”, destaca o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA).
O delegado destaca ainda a importância dos protetores dos animais.
“O trabalho da polícia, dos protetores de animais, é muito importante. Muita gente faz um trabalho voluntário”, destaca.
Operações contra maus-tratos de animais
Janeiro - 2 operações
Vitória: em Santo Antônio, foram resgatados cinco cachorros e uma pessoa foi presa, em 23/01.
Serra: no bairro Rosário de Fátima, foram resgatados 24 cachorros e uma pessoa foi presa, em 29/01.
Fevereiro - 2 operações
Vitória: em Jardim da Penha, um cachorro foi resgatado e uma pessoa foi presa em 10/02.
Vitória: no bairro Itararé, um cachorro foi resgatado e uma pessoa foi presa, em 26/02.
Março - 3 operações
Cariacica: em Vila Prudêncio, foram resgatados 7 pássaros silvestres e apreendido chumbinho vendido irregularmente. Uma pessoa foi presa, em 13/03.
Viana: em Ipanema, 3 cães resgatados e uma pessoa presa, em 28/03.
Cariacica: no bairro Maracanã, 89 cães resgatados e 2 pessoas presas.
Abril - 2 operações
Cariacica: Novo Horizonte, crime ambiental, 1 pessoa presa, em 16/04.
Vila Velha: Morada do Sol, 3 capivaras e 1 gato mortos, em 9/4.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários