Falsa notícia de “Bolsa Picanha” repercute em cidade do ES
Prefeitura precisou registrar um Boletim Unificado (BU) para denunciar uma fake news
Escute essa reportagem
A Prefeitura de Iúna, no Sul do Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, registrou um Boletim Unificado (BU) para denunciar uma fake news (notícia falsa) que envolvia o nome da pasta e utilizava o brasão oficial do município para espalhar uma suposta distribuição de picanha para moradores inscritos no CadÚnico.

A falsa matéria trazia o texto: “A Prefeitura Municipal de Iúna, juntamente com o Governo Federal 'L”' começa a partir do dia 03/01/2023 a distribuir picanha aos cadastrados do CadÚnico”. Isso trouxe transtornos para o setor do município, apesar do tipo da publicação apresentar sinais de que era falsa, como o tamanho do título e a utilização da letra “L”.
Leia mais:
Picanha brasileira fica em segundo lugar como melhor prato do mundo
Pesquisa prevê carne mais barata em 2023
O BU foi registrado nesta terça-feira (10), via internet, e relata que a propagação da falsa notícia começou no dia 2 de janeiro de 2023. A publicação informava que a distribuição da peça de carne começaria no dia 3.
No boletim, a secretaria informa que “a prática de desinformação intencional constante ultrapassa a mera manifestação de uma opinião quando essa prática constante pretende fins escusos, como causar dano a outrem, um indivíduo específico ou um agrupamento de indivíduos”.
Segundo o relatado no boletim, “esse tipo de notícia só serve para desinformar a população, além de caluniar e difamar o sistema, utilizando-se de equipamentos essenciais à manutenção e a garantia de dignidade de pessoas hipossuficientes que já se encontram em estado de vulnerabilidade social”.
Em nota, a prefeitura disse que com o registro do BU, a secretaria espera que a Polícia Civil investigue e descubra os responsáveis pela publicação falsa, que é crime.
Comentários