X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Espírito Santo registra o menor número de homicídios dolosos em janeiro desde 1996

Dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)


Ouvir

Escute essa reportagem

O Espírito Santo fechou o mês de janeiro com resultado positivo no combate à criminalidade. Isso porque, no mês, foi registrado o menor número de homicídios dolosos desde 1996. Os 72 casos registrados este ano representam uma redução de 6,5% com relação a janeiro de 2024.

Em 2024, os 77 casos registrados já indicavam uma redução e marcavam o melhor resultado para o mês de janeiro até então. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

“Não podemos comemorar enquanto houver pessoas sendo assassinadas, mas precisamos destacar esses números, que demonstram a importância das políticas de preservação da vida, a integração das forças de segurança e destas com outros atores que promovem a redução da criminalidade e o bem estar da sociedade capixaba”, destacou Leonardo Damasceno, secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

Os registros apontam que a maior redução ocorreu na Região Serrana do Estado, com retração de 80% nos casos de homicídios dolosos. Na região houve 1 registro deste tipo de crime em janeiro de 2025, contra 5 no mesmo mês ano de 2024. O único homicídio foi registrado no município de Itarana, no dia 20 de janeiro, e segue sob investigação.

A Região Sul também registrou queda significativa, de 44,4%. Foram 5 homicídios dolosos em 2025 contra 9 em janeiro de 2024. Na Região Metropolitana houve redução de 23,1% nos números. Ao todo foram 30 registros em 2025 contra 39 em janeiro de 2024. Já as Regiões Norte e Noroeste registraram aumento dos casos, o que deve provocar um redirecionamento de esforços.

De acordo com a Sesp, o resultado positivo é fruto da manutenção das estratégias de enfrentamento à criminalidade violenta, um dos pilares do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado.

MORTE DE MULHERES

Outra preocupação das Forças de Segurança do Estado se refere à redução das mortes violentas de mulheres, especialmente por feminicídio. Em janeiro de 2025, cinco feminicídios foram registrados, nos municípios de Serra, Colatina, Marechal Floriano, Itapemirim e Guarapari.

De acordo com a Sesp, todos os casos foram elucidados rapidamente. Em quatro deles os suspeitos foram presos e em um o autor tirou a própria vida.

“Infelizmente, o feminicídio é um desafio não só para as forças de segurança, mas para toda a sociedade, pois é um crime originado na cultura machista que ainda permeia muitas relações. Por parte das forças de segurança, temos desenvolvido ações por meio da nossa Gerência de Proteção à Mulher, que atua conjuntamente com as Polícias Civil e Militar em duas frentes: na prevenção, protegendo mulheres e reorientando e homens autores de violência doméstica; e na repressão, com ações contundentes em casos de crimes consumados, prisão dos autores e encaminhamento para as demais instâncias jurídicas”, ressaltou o secretário Leonardo Damasceno.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: