199 multas em blitz contra o “rolezinho” na Serra
Operação Kadron está de olho nas “reuniões” de motos marcadas pela internet. Veículos são barulhentos e fazem manobras perigosas
Escute essa reportagem

A realização dos “rolezinhos”, eventos que reúnem motociclistas com veículos adulterados, estão com os dias contados na Serra, no que depender das forças de segurança pública municipal e estadual.
É que na noite da última quarta-feira foi realizada a Operação Kadron, em Barcelona e na região de Jacaraípe. O saldo foi de 199 multas emitidas, 13 veículos recolhidos e três pessoas autuadas.
Durante a ação, 730 veículos foram abordados. Três condutores assinaram termos circunstanciados de ocorrência, sendo um deles por posse de drogas, outro por perturbação do sossego (uso de escapamento irregular) e o terceiro por ser menor de idade.
“A maioria das apreensões foi por escapamento ou outro equipamento adulterado, e grande parte dessas motos participa desses 'rolezinhos'. Um dos veículos, por exemplo, retirou a tampa do filtro de ar, um abafador natural do ruído que a moto produz”, relata Gracimeri Gaviorno, vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra.
Ao reter esses veículos, a operação ajuda a inibir a prática desses eventos no município.
Os “rolezinhos” são “reuniões” de veículos, normalmente motocicletas, marcadas pela internet. São dezenas de motos, muitas barulhentas, que fazem manobras perigosas e atrapalham a tranquilidade da população.
“Temos tolerância zero com quem insiste em desrespeitar a lei. Nosso compromisso é garantir segurança e tranquilidade dos moradores da Serra, preservando o direito ao sossego. Vamos continuar combatendo práticas ilegais com rigor, sempre ao lado da comunidade que quer viver em paz”, afirma Gracimeri Gaviorno.
A ação contou com a integração da Prefeitura da Serra e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e teve mais de 50 profissionais envolvidos. A Operação Kadron tem objetivo semelhante à Operação Escape Zero, que vem sendo realizada de forma contínua.
“As duas têm por objetivo garantir o sossego dos moradores e retirar motos adulteradas das ruas, em especial as que estão com o escapamento adulterado. Estamos indo para cima dos participantes dos 'rolezinhos'”, salienta o major Freire, do Batalhão de Polícia de Trânsito.
Operação Kadron
Efetivo
Ao todo, 53 agentes, entre policiais militares do Batalhão de Trânsito, efetivo do 6º Batalhão, da 14ª Companhia Independente e guardas municipais da Serra, participaram da ação.
A operação ocorreu na noite da última quarta-feira, no bairro Barcelona e na região de Jacaraípe, ambos no município da Serra.

Saldo
O saldo foi de 199 multas emitidas, 13 veículos recolhidos e três pessoas autuadas.
Durante a ação, 730 veículos foram abordados. Três condutores assinaram termos circunstanciados de ocorrência, sendo um deles por posse de drogas, outro por perturbação do sossego (uso de escapamento irregular) e o terceiro por ser menor de idade.
Código Penal
As autuações são aplicadas com base no artigo 42 do Código Penal, que trata da perturbação do sossego alheio em razão do uso de escapamentos adulterados que geram ruído excessivo em via pública.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários