Priscila Krause filia-se ao PSDB e Raquel Lyra sai do ninho tucano para o PSD
A mudança da vice-governadora é vista como uma estratégia para evitar que o PSDB se distancie da base de apoio de Lyra
Escute essa reportagem

Em um movimento político que movimentou os bastidores, a governadora Raquel Lyra decidiu trocar o PSDB pelo PSD, enquanto sua vice, Priscila Krause, seguiu o caminho inverso, filiando-se ao partido tucano neste domingo (9).
A mudança de Priscila Krause é vista como uma estratégia para evitar que o PSDB se distancie da base de apoio de Lyra e caia sob a influência do prefeito do Recife, João Campos, do PSB, apontado como um possível candidato ao governo estadual.
A tensão política, no entanto, não deve ser arrefecida tão cedo. Há uma possibilidade de que Álvaro Porto, atual presidente da Assembleia Legislativa, assuma a liderança do PSDB em Pernambuco e leve o partido para a base de João Campos em 2026. Tudo está no campo das hipóteses.
A ENTRADA
A movimentação de Priscila ocorreu em um momento em que a direção nacional do PSDB expressou publicamente seu descontentamento com a decisão de Raquel Lyra de deixar o partido, relembrando o apoio integral que a governadora recebeu em suas campanhas eleitorais anteriores.
A mudança partidária da governadora de Pernambuco para o Partido Social Democrático (PSD) será formalizada nesta segunda-feira (10), com a presença de caciques políticos ligados a Lula.
Em Pernambuco, por sinal, o PT está dividido entre o apoio a João Campos e a Raquel Lyra em 2026, devendo prevalecer a visão do grupo do senador Humberto Costa, que assumiu a presidência nacional da legenda, com um histórico marcado por endossar as decisões políticas de Lula.
O TAMANHO DO PSD
Com um contingente de 42 deputados federais e a maior concentração de prefeituras do país, o PSD proporcionará a Raquel Lyra um tempo de exibição televisiva substancialmente maior. Essa vantagem pode ser importante em um possível confronto com João Campos, que deverá congregar grande parte da esquerda em uma coalizão nas próximas eleições.
O evento de filiação de Raquel, que terá lugar no Recife Expo Center, situado na área central da capital pernambucana, contará com a presença de importantes figuras políticas, como o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
Comentários