PCPE prende suspeito de feminicídio de menina de 13 anos em Bom Conselho
Rapaz acusado de matar a garota, com quem tinha um relacionamento conjugal, tem 18 anos e foi localizado em cidade de Alagoas
Escute essa reportagem
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), sob o comando do delegado James Karlos Afonso Queiroz, prendeu, nesta sexta-feira (27), um homem acusado de cometer o feminicídio de Dafine Leriano da Silva, de 13 anos. O crime ocorreu no município de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco e o suspeito estava foragido.
A prisão foi realizada no município de Igaci, em Alagoas, após o cumprimento de um mandado de prisão expedido pelo juiz Francisco Milton Araújo Júnior.
A ação foi resultado da Operação Esforço Concentrado, que investiga homicídios, feminicídios e crimes relacionados à violência doméstica em Bom Conselho. A prisão do acusado foi possível graças à colaboração entre as polícias Civil de Pernambuco e de Alagoas.
O corpo de Dafine foi encontrado no dia 21 de dezembro no Ginásio Poliesportivo José Marques Pinto, localizado no distrito de Lago de São José, em Bom Conselho, no Agreste pernambucano. O cadáver da jovem apresentava marcas de espancamento, conforme relatos de testemunhas no local. O suspeito, que tem 18 anos, é identificado apenas como Tiago.
Embora ainda fosse uma adolescente, Dafine mantinha um relacionamento conjugal com Tiago. Ambos residiam em Alagoas, mas a vítima havia se separado do rapaz oito dias antes de sua morte. Não aceitando o fim do relacionamento, ele passou a ameaçar Dafine, mas ela não chegou a registrar um boletim de ocorrência, medida que reduz os riscos de morte para as vítimas de violência doméstica.
Após ser capturado, o homem foi encaminhado para uma audiência de custódia em Alagoas. O Tribuna Online ainda não foi informado sobre o resultado da audiência.
Pouco se sabe sobre a adolescente, especialmente porque ela já morava, com apenas 13 anos, com um rapaz de 18.
Operação movimenta 24 delegacias do Agreste Meridional
Na mesma operação Esforço Concentrado, que resultou na prisão do suspeito de feminicídio, a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou seis operações simultâneas em diversas cidades do Agreste Meridional, com o objetivo de combater a criminalidade e garantir a segurança da população.
Além da Delegacia de Bom Conselho, estiveram envolvidas as unidades de Paranatama, Calçados, Jurema e Palmeirina. Todas lideraram as ações, com o suporte das delegacias de Águas Belas, Saloá, Iati, Correntes, Lagoa do Ouro, Brejão, Terezinha, Caetés, Capoeiras, São João, Angelim, Canhotinho, Jupi, Jucati, Lajedo, Ibirajuba e Panelas.
Em Garanhuns, a operação checklist foi intensificada, englobando também áreas da zona rural.
Durante a ação, foram conduzidos 21 inquéritos policiais, incluindo a apuração de dois homicídios, o cumprimento de dois mandados de busca domiciliar e quatro mandados de prisão. Entre os presos, como já foi dito anteriormente, estava o autor do assassinato de uma adolescente em Bom Conselho, ocorrido neste mês.
Além das prisões e investigações, a operação também incluiu diversas atividades de campo, com o intuito de coletar novos dados que irão subsidiar o planejamento operacional de 2025. O objetivo é manter a redução dos índices de criminalidade alcançados nos anos de 2023 e 2024.
A operação foi coordenada pelos delegados da 18ª Delegacia Seccional (18ª Desec), sob a supervisão do delegado seccional Marcos Omena.
Comentários