X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pernambuco

Hoje é dia da 34ª Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha

Largada está prevista para iniciar as 11h, no Marco zero


Imagem ilustrativa da imagem Hoje é dia da 34ª Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha
|  Foto: Divulgação/Refeno

A maior regata oceânica da América Latina, a tradicional Regata Recife-Fernando de Noronha , a 34ª Refeno promete lotar o Marco Zero do Recife, neste sábado  para a largada, que está programada para 11h, com encerramento previsto para 15h.

A Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha faz parte do calendário oficial de eventos da ilha e tem o apoio da Administração, sobretudo na parte logística. 

Este ano, 91 barcos estão inscritos, superando a edição do ano passado, sendo 15 de estados brasileiros e outros quatro estrangeiros. As embarcações vão percorrer cerca de 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago.

Na edição de 2022, o veleiro Aventureiro 4, comandado pelo pernambucano Hans Hutzler, ganhou o título Fita Azul, com o tempo de pouco mais de 32 horas.  

Entre os estados com maior número de participantes, estão São Paulo, com 17 inscritos, e Bahia e Pernambuco, com 16 veleiros. Os participantes disputam em 11 classes, dependendo do tamanho de cada embarcação, como Bico-de-Proa, Multicasco, Mocra e Aço. 

A 34ª Refeno traz como inovação o carbono neutro, sendo a primeira regata oceânica a realizar tal feito. A responsável será a empresa Genio Carbon, que vai medir as emissões de gases do efeito estufa do evento e realizar a compensação dessas emissões através da plataforma Genio Carbon Marketplace.

Além disso, os resíduos produzidos nos barcos não vão ser descartados na ilha. Os tripulantes foram orientados pela Administração Distrital a contribuir com a preservação da ilha, separando corretamente os seus resíduos e retornando com os sólidos ao continente. Conforme o Decreto Noronha Plástico Zero, na Refeno não será permitido o uso de plásticos descartáveis. 

Social e Educação 

Além de movimentar o setor turístico e a economia do arquipélago, a Refeno promove, durante a semana, várias ações gratuitas para a comunidade insular, principalmente para os alunos das instituições Ciei Bem-Me-Quer e Escola Arquipélago, com doação de material escolar e esportivo, bem como atendimento jurídico na Casa de Justiça e Cidadania e ações de saúde com diversos especialistas no Hospital São Lucas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: