X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Retratos Fantasmas, do pernambucano Kleber Mendonça, representa o Brasil no Oscar

O filme nasceu na casa do cineasta, entre imagens nostálgicas que ele tinha do Recife


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Retratos Fantasmas, do pernambucano Kleber Mendonça, representa o Brasil no Oscar
A nostalgia do diretor, que nasceu no Recife, é considerada por ele mesmo como sinônimo de amor. |  Foto: Divulgação

O filme "Retratos Fantasmas," dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi escolhido como a representação oficial do Brasil na competição pela categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais nesta terça-feira (12). O filme destaca o Centro do Recife como peça central, explorando as grandes salas de cinema que marcaram a cidade no século passado.


O documentário teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, na França, em maio deste ano. 

A nostalgia do diretor, que nasceu no Recife, é considerada por ele mesmo como sinônimo de amor. O cineasta pernambucano decidiu filmar a partir de um material que ele tinha em casa desde que começou a gravar imagens em vídeo VHS. O diretor nasceu no Recife.

“Eu vinha há muito tempo filmando fantasmas. O material que eu parti para filmar é todo na tentativa de filmar fantasmas: o Cinema Veneza, a calçada do Moderno, a fachada do Art Palácio. Eu achei o filme quando decidi começar o filme na minha casa. Foi ali que tive certeza que era algo estranho, pessoal inusitado e me tocava muito”, declarou, em entrevista ao Arte 1.

“É impossível falar de amor sem trazer algo que seja verdadeiramente emotivo”, acrescentou, falando sobre a nostalgia.

Kleber venceu entre 28 produções. Entre elas, "Estranho Caminho" de Guto Parente, "Noites Alienígenas" de Sergio de Carvalho, "Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha" de Eduardo Albergaria, "Pedágio" de Carolina Markowicz e "Urubus" de Claudio Borrelli.

Ilda Santiago, presidente da Comissão de Seleção, comentou sobre o processo de escolha: "Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido."

Veja o trailer oficial



O documentário "Retratos Fantasmas" é uma produção da CinemaScópio Produções, com coprodução e distribuição nacional da Vitrine Filmes. Agora, o desafio para o longa é ganhar uma vaga para entrar na lista dos cinco indicados na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar. A cerimônia da 96ª edição do Oscar acontece no dia 10 de março de 2024.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: