X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Doutores da Alegria ensinam gratuitamente a arte da palhaçaria

Curso de iniciação à palhaçaria para jovens está com inscrições abertas. Veja o que é necessário


Imagem ilustrativa da imagem Doutores da Alegria ensinam gratuitamente a arte da palhaçaria
|  Foto: Will Oliveira/Divulgação

Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para o curso de formação "Jovens Brincantes – Iniciação à Palhaçaria", oferecido pela Escola Doutores da Alegria no Recife. O curso, voltado para jovens entre 17 e 23 anos, moradores de comunidades do Recife e da Região Metropolitana, é dividido em iniciação à palhaçaria e às brincadeiras populares, como cavalo-marinho e caboclinho.

Esse é o primeiro curso voltado ao público em situação de vulnerabilidade social ofertado pela unidade Recife da associação Doutores da Alegria, que comemora 20 anos de atuação na cidade no próximo mês de setembro. Ao longo das duas últimas décadas, o elenco pernambucano focou seus esforços principalmente no programa de visitas aos hospitais e na criação artística.

Atualmente o grupo atua nos hospitais da Restauração, Barão de Lucena, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Procape e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Esses locais recebem a visita de uma dupla de artistas duas vezes por semana, o ano inteiro. “Sentimos a necessidade de ampliar a nossa atuação, que relaciona as áreas da saúde, da cultura, da assistência social e da educação. Esse é um curso de três meses, um projeto piloto, que vai nos ajudar a entender mais profundamente quais as demandas na formação artística desses jovens”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria.

CURSO CONTA COM BOLSA-AUXÍLIO

“Por enquanto, a nossa intenção não é formar palhaços profissionais, mas fomentar a formação artística a partir do estudo, da pesquisa, do treino e da criação, estimulando esses jovens com aulas e práticas de movimento, sonoridades e habilidades cômicas e circenses”, acrescenta Luciano Pontes, palhaço do elenco, ator, escritor e tutor do curso de formação no Recife . O curso não está relacionado à seleção de palhaços para o elenco.

São 25 vagas disponibilizadas e os alunos selecionados vão receber uma bolsa-auxílio de R$ 462 para colaborar com as despesas de transporte e alimentação. Doutores da Alegria incentiva a inscrição de pessoas negras, indígenas, pessoas transgênero, com deficiência e pessoas pertencentes à comunidade LGBTQUIAPN+. As aulas serão às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h, no Compaz Miguel Arraes (Avenida Caxangá, 653, Madalena).Além dos artistas do elenco dos Doutores da Alegria, profissionais e artistas de áreas diversas serão convidados para integrar o curso como professores. 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Para participar do curso Jovens Brincantes, Iniciação à Palhaçaria, é preciso ter entre 17 e 23 anos; residir no Recife ou Região Metropolitana; ter renda de até R$ 660 ou renda familiar de até três salários-mínimos; ter concluído o ensino fundamental ou estar matriculado na rede pública de ensino; e ter disponibilidade para se dedicar às aulas nos períodos propostos. Os interessados devem mandar currículo e carta de intenção, respondendo porque deseja participar do curso para o e-mail ([email protected]) ou pelos Correios (Rua Dona Maria César, 170, sala 201-B, edifício Luciano Costa, Recife Antigo, Cep, 50030-140) até o dia 31 de agosto.

No dia 8 de setembro, será divulgada uma lista com os pré-selecionados para o curso; entre 11 e 14 de setembro, eles vão participar de oficinas e entrevistas; e, no dia 15 de setembro, o resultado será divulgado; As aulas vão de 25 de setembro a 15 de dezembro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: