X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Recife celebra o Dia do Frevo com grande cortejo pelo Centro da cidade

A concentração acontece na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, a partir das 16h, com destino ao Pátio de São Pedro, no bairro de São José


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Recife celebra o Dia do Frevo com grande cortejo pelo Centro da cidade
|  Foto: - Divulgação/Sérgio Bernardo/PCR

O Recife se prepara para homenagear uma de suas expressões culturais mais autênticas: o frevo. Nesta sexta-feira (9), a cidade será palco do cortejo Entardecer dos Passistas, reunindo 100 dançarinos de diferentes grupos, duas orquestras e o tradicional bloco Abanadores do Arruda, homenageado do Carnaval do Recife 2025.

A concentração acontece na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, a partir das 16h, com destino ao Pátio de São Pedro, no bairro de São José.

O evento contará com a participação de diversas companhias de dança, entre elas a Cia Brincatear, Cia de Dança Giselly Andrade, Tareco e Mariola, Saltos Cia de Dança - Passistas, Cia Folguedos, Cia Ogum Odé, Fábrica Fazendo Arte - Passistas, Cia Brasiliart de Dança, Cia de Dança Perna de Palco e Cia de Dança no Ritmo do Compasso. As orquestras Império Frevo e Frevo Zen comandarão a trilha sonora do desfile.

Mais do que uma celebração, o cortejo busca reafirmar a importância do frevo como símbolo da identidade cultural pernambucana. Para Carmem Lélis, pesquisadora e assessora técnica de política cultural da Secretaria de Cultura do Recife, a manifestação vai além do carnaval.

O frevo é uma forma de expressão que nos promove imenso pertencimento, que cria e gera em nós um processo de revitalização e de resistência, inclusive, da nossa própria cidadania. É uma forma de expressão festiva. É do carnaval, mas também está fora do carnaval. Está no cotidiano de todos nós e tem essa perspectiva mesmo da resistência do existir. Carmem Lélis, Pesquisadora e assessora técnica de política cultural da Secretaria de Cultura do Recife

Segundo ela, a expressão surge como uma força vital da cidade em movimento e no seu processo de desenvolvimento no final do século XIX e vem até hoje resistindo e existindo como o brincar, como o se expressar, como o embate, inclusive, no cotidiano das pessoas.

O percurso do cortejo se inicia no Marco Zero, ponto histórico da cidade, e seguirá até o Pátio de São Pedro, envolvendo recifenses e turistas em um espetáculo de cores e ritmo. Além da energia contagiante da dança e da música, o evento busca valorizar o frevo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade.

“Por isso ele merece, ele é um patrimônio e precisa ser celebrado e ser memorado e rememorado sempre”, reforça Lélis.

Origens da celebração

O Dia do Frevo é comemorado em duas datas. No Recife, a celebração ocorre em 9 de fevereiro, baseada nos estudos do pesquisador Evandro Rabello, que identificou essa como a primeira aparição da palavra "frevo" na imprensa, em 1907, no Jornal Pequeno. O termo foi usado para definir uma composição criada para a agremiação carnavalesca Empalhadores do Feitosa.

Já a comemoração nacional acontece em 14 de setembro, em referência ao jornalista Osvaldo Almeida, que ajudou a popularizar o termo. A palavra “frevo” surgiu a partir da variação da expressão “frever”, utilizada para descrever a intensa movimentação das ruas no período carnavalesco.

Serviço

Evento: Entardecer dos Passistas

Data: 9 de fevereiro

Horário: 16h

Local de saída: Avenida Rio Branco, Bairro do Recife

Destino: Pátio de São Pedro, Bairro de São José

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: