X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Perícia é realizada em brinquedo do Mirabilândia

A avaliação do Instituto de Criminalística visa responder a vários questionamentos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Perícia é realizada em brinquedo do Mirabilândia
Dávine foi arremessada de brinquedo em alta velocidade no Mirabilândia |  Foto: Redes Sociais

O brinquedo Wave Swinger, que se parece com um chapéu mexicano, do Mirabilândia, localizado em Olinda, passou por perícia do Instituto de Criminalística na manhã desta quarta-feira (27), cinco dias após arremessar a professora de inglês Dávine Muniz Cordeiro, de 34 anos, no ar.


A queda ocorreu na sexta-feira passada (22) e causou ferimentos graves à mulher, fraturas no corpo e traumatismo cranioencefálico. Ela ainda está internada no Hospital da Restauração.

A princípio, a investigação servirá para avaliar a manutenção e inspeção do equipamento, determinar responsabilidades, aprimorar a segurança, proteger os direitos da vítima e restaurar a confiança do público. O inquérito está sendo conduzido pelo delegado Rodrigo Leite. (Veja detalhes do que cada passo significa abaixo)
.
A perícia desempenha um papel crucial na investigação de incidentes desse tipo e na prevenção de eventos similares no futuro.

Ela está sendo feita após o engenheiro encarregado do parque, Ely Gomes dos Santos, negar que houvesse "desgaste nas quatro correntes que sustentavam o balanço e que se romperam no momento do acidente".

Para o engenheiro, a causa mais provável do acidente, que também atingiu mais outras duas pessoas, foi defeito de fábrica do equipamento.

Nesta quarta-feira (27), o primo de Dávine, o administrador Ricardo Lima, 51 anos, disse à Tribuna Online/Band que ela permanece “estado muito grave, porém com uma curva ascendente de melhoras”.

Ele contou que os médicos preferiram manter a descontinuidade do tratamento até que ela fique totalmente segura. "O segundo passo é a transferência dela de forma menos invasiva”, observou Ricardo,

Para a advogada da vítima, Sandra Filizola, a família aguarda que o delegado tenha acesso à perícia e que esclareça destalhes sobre o assunto. A princípio, ela acredita que o engenheiro tentou eximir o Parque de responsabilidades.

“Vamos fazer uma volta ao passado aqui. Quando foi a pandemia? Quando ele (o engenheiro) diz que foram trocadas as correntes? Em 2020? Ele diz que o parque fazia vistoria todos os dias nessa corrente, nesses brinquedos. Com certeza isso não existiu. Vamos esperar a perícia”. declarou a advogada.

Para que serve a perícia no brinquedo?


Cortesia à Tribuna Online

Avaliar a manutenção e a inspeção do brinquedo: Os peritos analisam se o brinquedo estava sendo mantido adequadamente e se passou por inspeções regulares de segurança. Isso inclui revisar registros de manutenção e inspeção.

Determinar responsabilidades: Caso seja identificado que o acidente foi causado por negligência, erro ou falta de manutenção adequada, a perícia ajudará a estabelecer responsabilidades legais, que podem recair sobre o parque de diversões, fabricante do brinquedo, equipe de manutenção, entre outros.

Aprimorar a segurança: Os resultados da perícia podem ser usados para melhorar as normas de segurança em parques de diversões e parques temáticos, garantindo que incidentes semelhantes não ocorram no futuro.

Proteger os direitos da vítima: A perícia também pode servir para proteger os direitos da vítima, determinando a causa do acidente e fornecendo informações que podem ser usadas em uma possível ação legal de indenização por danos físicos ou emocionais.

Restaurar a confiança do público: Um incidente em um parque de diversões pode abalar a confiança do público. A perícia busca restaurar essa confiança ao identificar as causas do acidente e as medidas corretivas que serão tomadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: