X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Maré Vermelha chega às praias de Piedade e Candeias, em Jaboatão

Fenômeno é natural, mas provoca intoxicação nas pessoas, de modo que é preciso ficar atento


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Maré Vermelha chega às praias de Piedade e Candeias, em Jaboatão
A maré vermelha está presente em diversos pontos do litoral de Pernambuco, principalmente no Litoral Sul, entre Tamandaré e Maracaípe. Também atingiu algumas localidades do estado de Alagoas |  Foto: Divulgação/arquivo

A Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) confirmou, à Tribuna Online PE, a presença de Maré Vermelha em trechos das praias de Piedade e Candeias, ambas localizadas em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

As algas estão em locais mais profundos, de modo que não pode ser realizada a coleta de material para análise nesta terça-feira (6). A equipe da CPRH precisará de apoio da Secretaria de Defesa Social, que dispõe de embarcações, para deslocamento até o local. A assessoria do órgão destaca que os ventos e a maré provocam deslocamentos das águas.

Até agora, o número de notificações registradas no estado com pessoas intoxicadas aumentou para 338, segundo dados da Secretaria de Saúde estadual. A Prefeitura de Jaboatão foi procurada e emitiu a seguinte nota: "A Secretaria de Meio Ambiente do Jaboatão dos Guararapes informa que não registrou a ocorrência de casos relacionados ao episódio conhecido como maré vermelha. Técnicos da Secretaria seguem monitorando o litoral do Jaboatão".

O que é?

A maré vermelha é um fenômeno natural que ocorre quando há um crescimento excessivo de microalgas, também chamadas de fitoplâncton, no mar. No caso de Pernambuco, a espécie responsável é a Haematococcus pluvialis, que libera toxinas que podem causar irritação na pele, olhos e garganta, além de náuseas e diarreia em casos mais graves.

Onde está acontecendo?

A maré vermelha está presente em diversos pontos do litoral de Pernambuco, principalmente no Litoral Sul, entre Tamandaré e Maracaípe.

Quando começou?

O fenômeno foi detectado pela primeira vez no dia 25 de janeiro e ainda não há previsão de término.

Quais são os riscos?

Os principais riscos são para a saúde dos banhistas que podem ter contato com as toxinas das microalgas. É importante evitar o contato com a água e, em caso de sintomas, procurar atendimento médico.

O que está sendo feito?

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está monitorando a situação e realizando ações de orientação à população. A CPRH também está monitorando a qualidade da água e coletando amostras para análise.

Dicas para sobre a maré vermelha:

1 - Evite nadar em áreas com manchas avermelhadas na água.

2 - Se sentir irritação na pele, olhos ou garganta, lave as áreas afetadas com água corrente e procure atendimento médico.

3 - Não consuma frutos do mar coletados em áreas com maré vermelha.

4 - Evite praias com acúmulo de algas na areia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: