X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Bairro da Várzea ganha ponto de troca de recicláveis por descontos na conta de luz

Projeto Vale Luz da Neoenergia vai começar neste domingo (28) com apresentações culturais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Bairro da Várzea ganha ponto de troca de recicláveis por descontos na conta de luz
Moradores podem levar recicláveis ao ponto de troca de segunda a sábado |  Foto: Divulgação/Neoenergia-PE

O bairro da Várzea, na zona Oeste do Recife, vai receber um contêiner do projeto Vale Luz, iniciativa que troca materiais recicláveis por desconto na tarifa de energia. O lançamento vai acontecer neste domingo (28), às 14h, em uma parceria da Iron House com a Neoenergia, no Nosso Quintal, na Rua João Francisco Lisboa, 385, ao lado do Hub Plural.

O espaço vem sediando atividades de estímulo à economia criativa, produções culturais e se tornando um ponto de lazer e convivência  para a comunidade. “A intenção é ampliar as possibilidades do local, indo além das atividades recreativas e culturais e trazendo uma pauta importante, que é a sustentabilidade e a consciência ambiental”, comenta Carol Boxwell, CEO da Iron House.

Assim, o Nosso Quintal será o anfitrião do Vale Luz na região. O projeto faz parte do programa de Eficiência Energética da Neoenergia, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e já conta com 30 pontos de atendimento no Recife. Para participar, a pessoa interessada deve levar os resíduos até o contêiner, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

MATERIAIS ACEITOS

O Projeto Vale Luz aceita uma série de recicláveis, como plásticos, catemba, papelão, vidro, ferro, óleo de cozinha, equipamentos eletroeletrônicos latas de alumínio e garrafas PET. Todos os itens devem estar limpos e secos. O óleo deve estar frio. O valor do desconto será aplicado automaticamente na conta de energia indicada pelo participante.

Todos os itens arrecadados no Vale Luz são descartados de forma correta, junto a indústrias que promovem a reciclagem dos itens. “O projeto tem três pilares muito bem definidos. Atuamos promovendo a eficiência energética, pois as indústrias gastam menos energia para a fabricação dos produtos. No caso da latinha de alumínio a economia pode chegar a 95%. O segundo pilar é o meio ambiente, pois promovemos o descarte adequado de um material que provavelmente iria para o lixo comum. O terceiro é a econômica, pois contribuímos com a economia doméstica das famílias participantes”, comentou Artur Costa, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco.

Segundo a Neoenergia, o projeto Vale Luz já fez a destinação correta de mais de 3 mil toneladas de resíduos sólidos recicláveis e ofereceu mais de R$ 1,3 milhão em descontos nas faturas de energia elétrica de cerca de 15 mil consumidores pernambucanos. Apenas em 2023, foram recolhidas mais de 885 toneladas de resíduos, concedidos mais de R$ 530 mil em descontos na fatura, beneficiando 8.469 clientes.

Para a abertura, o espaço também receberá uma unidade móvel da Neoenergia. Especialmente no domingo, dia 28/04, serão disponibilizados diversos serviços, como a possibilidade de parcelamento de débitos, inscrição na Tarifa Social e alteração de titularidade. O programa Energia com Cidadania também possibilitará a troca de lâmpadas para quem desejar trocar suas lâmpadas antigas por lâmpadas de LED novas. Também serão feitas palestras de conscientização sobre o descarte adequado do lixo para a população e brincadeiras lúdicas sobre o tema com as crianças.

PROGRAMAÇÃO

Além da apresentação da parceria da Iron House com a Neoenergia, durante o evento o Nosso Quintal vai receber a feira criativa da Crabolando. Serão 25 expositores autorais e artesanais, que vão comercializar produtos de segmentos variados, como moda, decoração e gastronomia.

Ainda no dia, o Centro São Salomão vai promover um aulão de Capoeira para as pessoas de forma gratuita, às 16h sem inscrição prévia. Até as 20h, o público poderá assistir a apresentações musicais ao vivo e as crianças, de atividades e brincadeiras recreativas.

CONFIRA OS MATERIAIS ACEITOS PELO VALE LUZ:

PAPEL E PAPELÃO: jornais, revistas, cadernos e caixas.

PLÁSTICOS: PET (embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas).

METAL: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro.

VIDRO: garrafas, potes e demais embalagens (não podem estar quebrados)

ÓLEO VEGETAL: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona.

ELETRÔNICOS: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora.

Serviço – Nosso Quintal

Data: domingo, 28 de abril, das 14h às 20h

Local: Rua João Francisco Lisboa, 385, ao lado do Hub Plural. Várzea

Entrada: gratuita

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: