X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ainda não declarou o Imposto de Renda 2024? Veja como fazer rapidamente

Especialista orienta como preencher o formulário e as vantagens de ajustar as contas com o Leão dentro do prazo


Imagem ilustrativa da imagem Ainda não declarou o Imposto de  Renda 2024? Veja como fazer rapidamente
O diretor do Sindicato das Empresas de Contabiidade de Pernambuco, Cleto Siqueira, diz que o risco de deixar para entregar o IR no último dia é não conseguir enviar a declaração |  Foto: Flavio Adriano

Segundo a Receita Federal, até às 11 horas desta terça-feira (21), já haviam sido entregues cerca de 28 milhões de declarações do Imposto de Renda 2024. Em Pernambuco, 770 mil contribuintes já acertaram as contas com o Leão.  São esperadas, aproximadamente, 43 milhões de declarações em todo o País até o final do prazo que, este ano, termina em 31 de maio próximo.

Se você é um dos que ainda não separou papéis, não baixou o programa de declaração do IR no site da Receita Federal e nem parou para pensar quando, e como, vai fazer a declaração do imposto, é bom se apressar. Os 10 dias restantes de prazo, na prática, são mais curtos.

"É um erro grande deixar para entregar a declaração no último dia do prazo. Por conta do grande número de acessos, o sistema de informática da Receita Federal pode simplesmente travar, e o contribuinte não conseguir enviar a declaração", alerta Cleto Siqueira, sócio fundador da empresa Gerencial Contabilidade,  e diretor do Sindicato das empresas de serviços contábeis de Pernambuco (Sescap).

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE FORMA RÁPIDA

Cleto, que assessora pessoas físicas e jurídicas, orienta o contribuinte que deixou para fazer a declaração do IR nesses últimos dias a não perder tempo e utilizar a declaração pré-preenchida, disponível para quem tem acesso a plataforma Gov.br, nos níveis Ouro e Prata. Ao invés de preencher item por item, o contribuinte tem a praticidade de já baixar o formulário preenchido pelo sistema da Receita.

"A declaração pré-preenchida traz todos os dados que a Receita Federal já dispõe sobre o contribuinte, isso inclui movimentações bancárias, de ganho de Capital e até sobre deduções. Claro, pode estar faltando uma ou outra coisa, mas é melhor enviar a declaração pré-preenchida logo, dentro do prazo, e depois fazer a retificação", diz o contador.

O prazo para retificar uma declaração já enviada é de até cinco anos. Agora, quem não entregar o formulário do IR até o dia 31 de maio próximo poderá pagar multa de 1% ao mês até o teto de 20% do imposto devido. A multa mínima é de R$ 165,74 (para quem tem imposto a pagar ou não).

VANTAGENS DA PRE-PREENCHIDA

Cleto Siqueira reforça que, além da praticidade, quem opta pela declaração pré-preenchida tem preferência na lista da restituição, caso tenha algum valor a receber. As chances de cair na malha fina também são menores, já que os dados que constam na declaração foram foram fornecidos pela própria Receita Federal. Este ano, cerca de 40% das declarações já entregues utilizaram o formulário pré-preenchido. " A Receita tem o objetivo de punir quem sonega, e não quem preenche a declaração com erros, por isso o sistema de dados da Receita está cada vez mais confiável e prático", opina o contador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: