Ainda não declarou o Imposto de Renda 2024? Veja como fazer rapidamente
Especialista orienta como preencher o formulário e as vantagens de ajustar as contas com o Leão dentro do prazo
Escute essa reportagem
Segundo a Receita Federal, até às 11 horas desta terça-feira (21), já haviam sido entregues cerca de 28 milhões de declarações do Imposto de Renda 2024. Em Pernambuco, 770 mil contribuintes já acertaram as contas com o Leão. São esperadas, aproximadamente, 43 milhões de declarações em todo o País até o final do prazo que, este ano, termina em 31 de maio próximo.
Se você é um dos que ainda não separou papéis, não baixou o programa de declaração do IR no site da Receita Federal e nem parou para pensar quando, e como, vai fazer a declaração do imposto, é bom se apressar. Os 10 dias restantes de prazo, na prática, são mais curtos.
"É um erro grande deixar para entregar a declaração no último dia do prazo. Por conta do grande número de acessos, o sistema de informática da Receita Federal pode simplesmente travar, e o contribuinte não conseguir enviar a declaração", alerta Cleto Siqueira, sócio fundador da empresa Gerencial Contabilidade, e diretor do Sindicato das empresas de serviços contábeis de Pernambuco (Sescap).
COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE FORMA RÁPIDA
Cleto, que assessora pessoas físicas e jurídicas, orienta o contribuinte que deixou para fazer a declaração do IR nesses últimos dias a não perder tempo e utilizar a declaração pré-preenchida, disponível para quem tem acesso a plataforma Gov.br, nos níveis Ouro e Prata. Ao invés de preencher item por item, o contribuinte tem a praticidade de já baixar o formulário preenchido pelo sistema da Receita.
"A declaração pré-preenchida traz todos os dados que a Receita Federal já dispõe sobre o contribuinte, isso inclui movimentações bancárias, de ganho de Capital e até sobre deduções. Claro, pode estar faltando uma ou outra coisa, mas é melhor enviar a declaração pré-preenchida logo, dentro do prazo, e depois fazer a retificação", diz o contador.
O prazo para retificar uma declaração já enviada é de até cinco anos. Agora, quem não entregar o formulário do IR até o dia 31 de maio próximo poderá pagar multa de 1% ao mês até o teto de 20% do imposto devido. A multa mínima é de R$ 165,74 (para quem tem imposto a pagar ou não).
VANTAGENS DA PRE-PREENCHIDA
Cleto Siqueira reforça que, além da praticidade, quem opta pela declaração pré-preenchida tem preferência na lista da restituição, caso tenha algum valor a receber. As chances de cair na malha fina também são menores, já que os dados que constam na declaração foram foram fornecidos pela própria Receita Federal. Este ano, cerca de 40% das declarações já entregues utilizaram o formulário pré-preenchido. " A Receita tem o objetivo de punir quem sonega, e não quem preenche a declaração com erros, por isso o sistema de dados da Receita está cada vez mais confiável e prático", opina o contador.
Comentários