X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

terça-feira, 7 de janeiro de 2025
ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
terça-feira, 7 de janeiro de 2025
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Passageiro será avisado por SMS em até 7 dias se viajou com pessoa infectada com Covid


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Passageiro será avisado por SMS em até 7 dias se viajou com pessoa infectada com Covid
Avião durante pouso no aeroporto de Vitória: administração disse que terminal vai receber novas lojas |  Foto: Dayana Souza — 29/06/2018

A partir de agora, o passageiro no Espírito Santo que tiver viajado com alguma pessoa infectada pelo coronavírus vai ser avisada por SMS dentro do prazo de sete dias. O governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10), a Portaria Nº042-R que instituiu a estratégia de monitoramento do transporte aéreo/terrestre no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as empresas de transporte terrestre interestadual e aéreos vão disponibilizar a lista de passageiros.

Para saber qual passageiro testou positivo para a Covid-19 após período de tempo determinado pela Portaria, de até sete dias após a data da viagem, a Secretaria da Saúde cruzará os dados recebidos pelas companhias de transporte com as notificações realizadas via Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde, o e-SUS VS.

O e-SUS VS é o sistema oficial de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde voltados aos serviços de saúde público e privado em todo o território capixaba, e que foi instituído em janeiro de 2020.

“Esse monitoramento epidemiológico inteligente irá notificar, via SMS, os passageiros que viajaram com pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 dentro de uma janela temporal que possa ter submetido esses passageiros a um risco de transmissão, por ter compartilhado um ambiente fechado por mais de uma, duas horas ou em longas viagens, com pessoas potencialmente contaminadas”, informou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Os dados serão disponibilizados diariamente à Secretaria da Saúde (Sesa), por meio de um sistema desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) para que ocorra esse monitoramento.

O gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso, explica em caso confirmado da doença neste período de tempo definido pela Portaria, os passageiros que viajaram junto a este paciente receberão SMS com orientações.

“Ao identificar o voo ou o ônibus que esse passageiro confirmado viajou, todos que estavam junto a ele receberão SMS com informações, avisando-os do caso positivo e orientando-os como proceder, os cuidados a serem tomados”, disse.

O objetivo com essas ações, ainda de acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, é identificar novos casos da Covid-19, isolar os contatos, ao mesmo tempo estimular a população sobre a importância da testagem de casos suspeitos, evitando dessa forma a propagação da doença.

Comentários

Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: