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Música

Sun Records, uma das primeiras do rock, vende seu catálogo de peso


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Nos anos 1950, a Sun Records, de Memphis, Tennessee, se tornou uma das forças mais dinâmicas da música americana, lançando os primeiros discos de Elvis Presley, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e outros, ajudando a definir o rockabilly e o rock 'n' roll. O próprio ícone da gravadora se tornou parte da história dos primórdios do rock.

Agora, a Sun se tornou a mais recente propriedade valorizada a mudar de dono na corrida ao ouro dos catálogos da indústria musical.

A Primary Wave Music, empresa independente de Nova York, adquiriu o patrimônio da gravadora, incluindo suas gravações, logotipo e marca, antes pertencentes à Sun Entertainment Corp., empresa de família que os comprou de Sam Phillips, fundador da Sun, em 1969.

O acordo inclui todas as gravações da Sun - com a exceção dos lançamentos de Presley, que pertencem à Sony - bem como aquelas de um punhado de selos menores, como Red Bird e Blue Cat, e os direitos autorais de algumas composições. No total, cerca de 6 mil gravações fazem parte do acordo, entre elas alguns clássicos da época: Folsom Prison Blues e I Walk the Line (Johnny Cash), Great Balls of Fire e Whole Lotta Shakin' Goin' On (Jerry Lee Lewis), Blue Suede Shoes (Carl Perkins) e Chapel of Love (Dixie Cups).

O valor total do acordo não foi revelado, mas calcula-se que seja em torno de US$ 30 milhões.

Com a tecnologia do streaming revitalizando a indústria musical, novos investidores foram atraídos para os direitos autorais de canções como fonte de renda constante, o que fez o valor dos catálogos explodir. Bob Dylan surpreendeu a indústria, em dezembro passado, ao vender os direitos de suas composições à Universal Music por mais de US$ 300 milhões. Um mercado movimentado se desenvolveu entre empresas que se especializam na compra de patrimônios musicais, como a Hipgnosis Songs Fund, que gastou mais de US$ 1,7 bilhão na compra dos direitos de composições de artistas como Neil Young e Blondie.

A Primary Wave tem sido uma das compradoras mais agressivas nesse mercado, com uma estratégia de promoção do seu catálogo por meio de acordos de branding e vendas casadas de entretenimento. O portfólio da empresa inclui canções de Stevie Nicks, Smokey Robinson, Burt Bacharach e Bob Marley; e metade do patrimônio de Whitney Houston também pertence a ela. Mestel disse que o acordo com a Sun foi um dentre sete acordos fechados nas últimas semanas de 2020.

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