X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

FOTO | Lutador de 20 anos posta foto do pulmão após uso de vape

Jovem ainda está em recuperação após retirada do órgão


Imagem ilustrativa da imagem FOTO | Lutador de 20 anos posta foto do pulmão após uso de vape
Sean Tobin é atleta e treinava, no mínimo, 4 dias por semana |  Foto: Reprodução/Facebook/sean.tobin.1848

O atleta americano Sean Tobin teve que fazer uma pausa no sonho de se tornar lutador de MMA depois que o uso excessivo de cigarro eletrônico, também conhecido como vape, destruiu o pulmão do jovem de apenas 20 anos.

Segundo o próprio Sean, ele começou a consumir vape em 2018, quando ainda era adolescente e tinha 15 anos. O lutador chegou a confessar que passava o dia fumando, só parava ao dormir.

Em 20 de julho, porém, o atleta sentiu uma intensa dor nas costas e teve de ir ao pronto-socorro. O que ele pensava ser um músculo distendido era um colapso no pulmão direito

Em um primeiro momento, a equipe médica achava que o lutador estava com pneumonia; com a piora do quadro de saúde de Sean, ele foi encaminhado ao radiologista e o colapso pulmonar foi descoberto.

Imagem ilustrativa da imagem FOTO | Lutador de 20 anos posta foto do pulmão após uso de vape
Jovem ainda está em recuperação após retirada do órgão |  Foto: Reprodução/Facebook/sean.tobin.1848

"Eu estava treinando e correndo, e tinha um cardio melhor do que todo mundo na academia. Lembro de ter visto vídeos no TikTok de um cara com o pulmão colapsado por causa do vape, e eu pensava 'Isso não vai acontecer comigo. Esse cara é um vagabundo, eu não'. Você nunca pensa que algo vai acontecer com você até que aconteça com você", declarou.

Por consequência do uso excessivo do cigarro eletrônico ele teve que passar por uma cirurgia para retirar parte do órgão. Com o uso de microcâmeras, os médicos mostraram como estava o estado do pulmão do jovem. 

Imagem ilustrativa da imagem FOTO | Lutador de 20 anos posta foto do pulmão após uso de vape
Pulmão de jovem ficou coberto de manchas pretas |  Foto: Reprodução/Facebook/sean.tobin.1848

Para aliviar a tensão da caixa torácica de Sean, os médicos fizeram uma incisão entre suas costelas e inseriram um tubo com o objetivo de expelir o ar preso na região. Mas o lutador não melhorou e os médicos cortaram uma pequena parte do topo do seu pulmão e, então, o grampearam novamente. Através de uma câmera, foi possível perceber que o órgão de Tobin estava cheio de pontos pretos.

"Foi uma coisa assustadora de se ver. Assim que vi, fiquei muito chateado comigo mesmo. Eu estava muito triste e pensando 'Droga, fiz isso com meu próprio pulmão'", desabafou. Agora, ele espera a recuperação para voltar a lutar pelo seu sonho. "Não consigo levantar nada que pese mais de 20kg. Sou lutador de MMA e fiquei com muito medo de não conseguir mais treinar. Sou muito apaixonado e quero viver disso um dia", acredita.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Sean começou campanha contra o vape

“O vape me levou à experiência mais dolorosa da minha vida. Passei dois anos precisando de ajuda para conseguir respirar e tenho, até hoje, um tubo no meu peito para impedir que meu pulmão volte a colapsar”, conta ele, no Facebook.

Sean afirma que treinava de quatro a sete dias por semana e se sentia plenamente saudável quando passou pelo colapso pulmonar. “Pensava que nunca algo assim aconteceria comigo, pois sempre fui saudável. Podia ser com qualquer um, a única forma de evitar é deixar o vape”, afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: