X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Agência internacional diz que Itália está sob "maciço ataque hacker"

Até o momento, diversos sistemas já foram comprometidos pelos crimonosos


A Agência para a Cibersegurança Nacional (ACN) informou neste domingo (5) que diversos sistemas na Itália estão sob um "maciço ataque por meio de ransomware". Esse tipo de ataque que faz com que as vítimas tenham dados "sequestrados" e precisem pagar para os criminosos uma quantia em dinheiro para recuperar acessos. 

A nota divulgada pela Agência diz que os técnicos da instituição já identificaram diversos de sistemas comprometidos e também alertou àqueles que estão com seus sistemas expostos, mas ainda não foram afetados. 

Os ataques, segundo a ACN, focaram nos servidores de duas empresas: VMware e ESXi. A vulnerabilidade que permitiu o ataque desta vez já havia sido solucionada no passado. No entanto, segundo a Agência, "nem todos os que usam os sistemas atualmente envolvidos resolveram isso".

 

Imagem ilustrativa da imagem Agência internacional diz que Itália está sob "maciço ataque hacker"
Ransomware é tipo de ataque que faz com que as vítimas precisem pagar para os criminosos uma quantia em dinheiro para recuperar acessos aos seus computadores |  Foto: A Tribuna

O alerta é de que se não houver correções adequadas, os servidores mirados "podem abrir portas para hackers empenhados em explorar o problema nessas horas após o forte crescimento de ataques registrados no fim de semana". 

O aumento de ações criminosas cibernéticas começou na França, depois passou para a Itália e também chega a outros países, como Estados Unidos, Finlândia e Canadá. A ACN prevê que a quantidade de ataques devem continuar aumentando. 

No início de 2023, a polícia italiana divulgou a informação de que houve uma alta de 138% nos ataques hackers no país em 2022 na comparação com o ano de 2021. A justificativa para a alta nas ações criminosas seria o apoio italiano à Ucrânia na guerra travada contra a Rússia. 

Leia mais

Aprenda a se defender contra o ataque da moda: Ransomware

Mais de 673 mil idosos estão vulneráveis a ataque hacker na internet

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: