X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Aeroporto vai transportar 185 milhões de passageiros

Investimento na Árábia Saudita contempla seis pistas em 57 km de extensão e pretende ser referência em construção sustentável


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aeroporto vai transportar 185 milhões de passageiros
Mega aeroporto em Riad, nomeado de “aerotrópolis”, vai transportar 3,5 milhões de toneladas de carga ao ano e 185 milhões de passageiros até 2050. |  Foto: Reprodução/Internet

O próximo grande investimento da Arábia Saudita é um imenso aeroporto que será construído na capital do país, Riad, com seis pistas em 57 quilômetros quadrados de extensão.

Atualmente, a Arábia Saudita já tem o maior aeroporto do mundo, o Aeroporto Internacional de King Fahd, em Dammam.

O projeto nomeado de “aerotrópolis” vem de uma competição internacional para construção do Aeroporto Internacional de King Salman, que será realizado pelos arquitetos da Foster + Partners. A intenção do projeto é torná-lo um centro cultural de turismo, logística e comercial. 

King Salman será construído sobre o atual Aeroporto Internacional King Khalid, e a ideia do projeto é que ele receba cerca de 120 milhões de passageiros até 2030 e 185 milhões até 2050, transportando 3,5 milhões de toneladas de carga ao ano. 

A Foster + Partners menciona que a ideia é transformar o atual King Khalid em um aeroporto sustentável, tornando-o referência em construção. O projeto contará com energia renovável e certificação de Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED, na sigla em inglês).

“Com a sustentabilidade em seu núcleo, o novo aeroporto alcançará a certificação LEED Platinum, incorporando iniciativas verdes de ponta em seu design e será alimentado por energia renovável”, disse a empresa em comunicado.

“Nós vamos reimaginar os terminais tradicionais com um único loop no saguão servido de várias entradas”, disse Luke Fox, um dos diretores do escritório de arquitetura Foster + Partners.

Além do aeroporto em si, o complexo deverá ter lojas de varejo, espaços residenciais e de recreação.

O aeroporto será propriedade do Fundo de Investimento Público (PIF), fundo soberano do reino presidido pelo príncipe herdeiro. 

E o futuro monarca do reino, Mohammed bin Salman , de 37 anos , anunciou que o aeroporto receberá o nome de seu pai, o agora rei Salman, de 86 anos.  

Segundo o príncipe, o projeto do aeroporto está alinhado com a visão da Arábia Saudita, que pretende transformar  Riad em um dos dez maiores centros econômicos do mundo e apoiar o crescimento de sua população em até 15 anos.

Em 2023, por exemplo, 12 novos hotéis serão inaugurados como parte do projeto de desenvolvimento turístico na costa árabe do Mar Vermelho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: