Vasco e Botafogo abrem as quartas da Copa do Brasil em São Januário
Sonhando com vaga na semi e com um título na temporada, times se enfrentam nesta quarta
Escute essa reportagem

O tradicional “Clássico da Amizade” vai colocar Vasco e Botafogo frente a frente, hoje, em São Januário, a partir das 21h30. Este será o primeiro confronto entre os rivais na disputa pelas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta será dia 11 de setembro, no Nilton Santos.
No Brasileirão, os dois estão em situações diferentes. O instável Vasco ocupa a 16ª posição, com 19 pontos, e segue preocupado em evitar um novo rebaixamento à Série B. A campanha do Botafogo é bem superior, com 32 pontos, em quinto lugar, porém, bem longe do líder Flamengo, com 46.
Ambos estão fora de competições sul-americanas, por isso mesmo, enxergam na Copa do Brasil a possibilidade de conquistar um título importante e lucrativo.
Na história, eles se enfrentaram apenas uma vez, em 2020, na época da pandemia, pela quarta fase, que antecedia as oitavas. Com portões fechados, o Botafogo ganhou por 1 a 0 com gol de Matheus Babi, empatando em São Januário por 0 a 0.
O técnico Fernando Diniz vê São Januário como um “trunfo” para o Vasco conseguir um resultado importante sobre o rival. O comandante conta com o apoio da torcida na busca pelo primeiro passo rumo às semifinais. “O nosso maior trunfo é São Januário. A torcida deu um show contra o Corinthians, mas o time não correspondeu, o que foi uma frustração para mim. A torcida merece ver o time vencer e jogar bem”.
O momento vascaíno é até curioso. Após a goleada histórica por 6 a 0 sobre o Santos, em São Paulo, perdeu para o Juventude (2 a 0) e Corinthians (3 a 2) pelo Brasileirão. Por isso, são esperadas novas mudanças no time. Começando pelo lateral-direito Paulo Henrique, fora dos últimos jogos e que deve assumir a vaga de Puma Rodríguez.
O zagueiro Robert Renan, anunciado como reforço na segunda-feira, foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) e pode até estrear. Ele vinha treinando no Zenit-RUS e pode ser novidade no setor ao lado de Lucas Freitas.
O volante Hugo Moura, que vinha sendo improvisado no meio da defesa, tem chance de voltar à sua posição de origem. A dúvida no meio-campo é Tchê Tchê, que deixou a última partida com dores musculares. Jair está de sobreaviso.
A principal dúvida está no ataque. Artilheiro do time na temporada com 23 gols, o centroavante Pablo Vegetti disputa a titularidade com David, que começou jogando na última rodada. O escolhido deve formar o quarteto com Philippe Coutinho, Rayan e Nuno Moreira.
O meia Matheus França, de 21 anos, ex-Flamengo, contratado por empréstimo junto ao Crystal Palace-ING, também foi inscrito, podendo ficar como opção no banco, ao lado do atacante Andrés Gómez, colombiano vindo do Rennes, que já deu uma assistência diante do Corinthians.
No Botafogo, o técnico Davide Ancelotti projetou o “Clássico da Amizade” e espera o elenco pronto para conseguir um novo triunfo sob seu comando. “É um jogo muito importante, que vai ter muito ambiente da torcida, mas nossos torcedores também vão estar nos apoiando”.
É esperado que o time apresente mudanças. O volante Newton e os atacantes Joaquín Correa e Arthur Cabral, que começaram jogando na vitória por 3 a 1 sobre o Juventude, devem ser substituídos por Danilo, Savarino e Chris Ramos, respectivamente.
Autor de dois gols, Chris Ramos foi um pedido de Ancelotti e chegou causando impacto imediato. O desempenho pode credenciar o espanhol a ganhar sua primeira chance como titular. O goleiro Neto também deve continuar porque recebeu uma oportunidade e foi elogiado internamente, passando à frente de John na disputa por espaço.
O zagueiro Kaio Pantaleão, em fase final de recuperação de uma lesão muscular na coxa direita, pode voltar a ser relacionado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários