X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Suárez faz dois, Grêmio vence o Fluminense no Maracanã e termina vice-campeão brasileiro


Ouvir

Escute essa reportagem

Na sua despedida do futebol brasileiro, Luis Suárez fez aquilo que o consagrou como um dos maiores da sua posição. Nesta quarta-feira, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o uruguaio marcou dois gols na vitória do Grêmio sobre o Fluminense por 3 a 2, no Maracanã. O resultado garantiu ao time gaúcho o título de vice-campeão, que vale vaga direta na Libertadores de 2024.

Com as derrotas de Atlético-MG e Flamengo, o Grêmio chegou a 68 pontos e terminou o Brasileirão em segundo lugar. O campeão foi o Palmeiras, com 70. Durante sua passagem no Sul, Luis Suárez entrou em campo 54 vezes, marcando 29 gols e contribuindo com 17 assistências. Na Série A, foi o líder de assistências, com 11 e fez 17 gols.

Agora o Fluminense se prepara para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa. Viaja no próximo dia 12 para a Arábia Saudita, sede do torneio. O time carioca estreia no dia 18 e os adversários podem ser Al-Ahly, do Egito,, Al-Ittihad, da Arábia Saudita, ou Auckland City, da Austrália. A final está prevista para o dia 22. É aguardado um confronto entre Fluminense e Manchester City, da Inglaterra.

Pensando no Mundial, o Fluminense começou com o freio de mão puxado, enquanto o Grêmio, com a ambição pelo G-4, iniciou de modo reativo. Mesmo assim, Luís Suárez arriscou de longe e a bola passou sob o gol de Fábio. A resposta dos donos da casa veio em chute de Cano, defendido por Caíque, e em voleio de Marcelo, que passou rente ao travessão. A partir dos 30 minutos, o duelo ficou frenético.

O zagueiro Rodrigo Ely cortou a bola com o braço e o juiz assinalou pênalti para o Fluminense. Arias deslocou Caíque e abriu o placar, aos 32 minutos. A resposta do Grêmio veio logo depois. Luís Suárez recebeu antes da linha do meio campo, avançou sem marcação, driblou Fábio e empatou, aos 42. Foi o primeiro gol do uruguaio no Maracanã. A virada foi relâmpago. Em novo contragolpe, a bola sobrou para Everton Galdino, que bateu colocado, aos 44, levando os gaúchos em vantagem para o intervalo.

Na segunda etapa, o Grêmio voltou aceso. Com menos de um minuto, Pepê perdeu grande chance. Dominando o cenário, Luis Suárez marcou seu segundo gol na partida. Ferreira recebeu lindo passe do uruguaio e foi derrubado dentro da área. Na cobrança de pênalti, Suárez bateu com cavadinha, cheio de categoria, para ampliar aos 17. O gol acordou o Fluminense.

Buscando ter mais a posse de bola e imprimir seu ritmo, o time de Fernando Diniz começou a acelerar o jogo, no seu estilo. Cano teve a chance de diminuir, mas cabeceou para fora. Trocando passes, a estrela de John Kennedy brilhou. O atacante recebeu na entrada da área, fintou a marcação do Grêmio inteira e bateu rasteiro para descontar, aos 37.

A reação do time carioca veio tarde demais. Apesar da pressão nos minutos finais, o Grêmio se fechou e garantiu e os três pontos que coroaram a sua grande campanha.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 2 X 3 GRÊMIO

FLUMINENSE - Fábio; Guga (Yony González), Nino (Thiago Santos), Felipe Melo (John Kennedy) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso (Lima); Arias, Germán Cano e Keno. Técnico: Fernando Diniz.

GRÊMIO - Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Carballo (Cristaldo); Everton Galdino (Nathan Fernandes), Luis Suárez e Ferreira. Técnico: Renato Gaúcho.

GOLS - Arias, aos 32, Luís Suárez, aos 42, e Everton Galdino, aos 44 minutos do primeiro tempo. Luis Suárez, aos 17, John Kennedy, aos 37 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - André, John Kennedy e Nino (Fluminense); Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo (Grêmio).

ÁRBITRO - Raphael Claus (SP).

RENDA - R$ 1.635.410.50.

PÚBLICO - 43.286 total.

LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: