X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Justiça suspende eleição presidencial do Vasco, que já estava em andamento


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Justiça suspende eleição presidencial do Vasco, que já estava em andamento
Enquanto o estádio estava sem energia, os funcionários trabalharam com o auxílio de um gerador. |  Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

A eleição presidencial do Vasco já estava em andamento, mas foi suspensa no início da noite deste sábado (7), no Rio de Janeiro.

Uma liminar judicial que adiava a eleição para o dia 14 de novembro foi validada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo contrária à decisão divulgada ontem (6) pelo desembargador Camilo Ribeiro Rulière, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que marcava o pleito para este sábado.

Em seu despacho, o ministro Humberto Eustáquio Soares Martins cita os riscos de contaminação dos eleitores vascaínos em meio à pandemia do novo coronavírus como uma das causas para suspensão do pleito.

Vale ressaltar que, por enquanto, os sócios estão entrando no ginásio de São Januário para realizar a votação. Há uma ideia de que o processo deve continuar até que o clube seja notificado.

"Havia a ideia de implementar um formato de eleição que comportasse o voto eletrônico dos associados, para fins de ampliar democraticamente a participação dos associados e garantir que as dificuldades de locomoção, bem como os riscos de saúde pública trazidos pela pandemia da covid-19, não acarretassem prejuízos aos associados e à associação", diz trecho do documento.

Alexandre Campello, que tenta a reeleição pela chapa "No Rumo Certo", lamentou o ocorrido e cutucou Faues Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral do Vasco.

"Parece que foi uma ação do presidente Mussa, que é um representante dos amerleinhos, da "Sempre Vasco", que comemoram como se fosse um gol. Acho que é um desrespeito com o Vasco, com os sócios que veio até aqui, mas, lamentavelmente, é assim que se procede. Hoje querem decidir tudo no Vasco por meio da Justiça", afirmou.

Julio Brant, que encabeça a "Sempre Vasco", criticou a votação presencial em meio à pandemia de coronavírus, mas também demonstrou não ter ficado satisfeito com uma nova briga judicial nos bastidores da eleição do clube da Colina.

"Duas horas e meia em uma fila, no sol, no calor... Muitos relataram isso para mim: "Estou vindo votar em você, mas fiquei duas, três horas em uma fila no meio de uma pandemia". E, mais uma vez, uma eleição é judicializada. Se para sem saber o que vai acontecer. Lamentável isso para o Vasco, para os sócios e para todos que participam do processo eleitoral do clube", salientou.

De acordo com a boca de urna, Leven Siano, da chapa "Somamos", liderava a corrida presidencial. Para ele, esse novo capítulo do pleito mostra que "os agentes políticos do Vasco não sabem o que é a democracia".

"Suspendeu e, até ser intimidado, continua a eleição normalmente. É um detalhe com relação a agendamento de data. O Vasco ainda não foi intimidado e a eleição continua normalmente. Acho que a Justiça decide aquilo que entende correto. Não me cabe comentar decisão judicial. Infelizmente, a gente vê que os agentes políticos do Vasco não sabem o que é democracia. Vamos aguardar e a eleição vai ocorrer normalmente ate que haja uma intimação", garantiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: