Espírito Santo será representado na Superliga Melhor Idade
Grupo será composto por cerca de 35 atletas, que representarão o Espírito Santo nas categorias 45+, 58+, 68+ e 75+
Escute essa reportagem
Atletas capixabas garantiram vaga na Superliga Melhor Idade, o campeonato nacional de vôlei adaptado promovido pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA). A competição será realizada em Palmas (TO), entre a próxima quarta-feira (22) e o dia 26 de janeiro.
Essas atletas fazem parte do projeto Viva Vôlei, idealizado pela educadora física Kátia Siquara, com o apoio da MedSênior. Ela informou que o grupo será composto por cerca de 35 atletas, que representarão o Espírito Santo nas categorias 45+, 58+, 68+ e 75+.
A classificação para o campeonato nacional foi conquistada após a vitória nas etapas do estadual, encerradas em setembro de 2024.
O vôlei adaptado, segundo Kátia, é uma modalidade semelhante ao vôlei tradicional, mas com ajustes específicos que tornam sua prática acessível a todos.
“É uma atividade voltada, especificamente, para idosos. Por isso, algumas regras são diferentes do vôlei tradicional, pensando nas limitações da pessoa idosa e visando proteger sua integridade física. Por exemplo, no vôlei adaptado não é permitido saque por cima e nem salto para atacar na linha dos três metros”, explica.
Com uma base de praticantes apaixonados em várias partes do Brasil, o vôlei adaptado tem ganhado destaque e organização nos últimos anos, culminando na criação da CBVA, que reúne equipes de diferentes estados.
Comentários