X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Caminho traçado rumo ao sucesso

Tenista capixaba Caroline Gama de Castro, de 13 anos, chegou ao top-5 nacional e espera crescer ainda mais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Caminho traçado rumo ao sucesso
Caroline Gama possui uma rotina de treino e estudos e se inspira nas tenistas brasileiras Bia Haddad e Luisa Stefani |  Foto: Acervo Pessoal

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o tênis feminino do Brasil ganhou força com a campanha histórica da dupla Luisa Stefani e Luisa Pigossi, que conquistou o bronze inédito para o país na modalidade. Além disso, no ano passado, a brasileira Beatriz Haddad Maia garantiu outro feito histórico ao entrar no top-15 do ranking feminino da Associação das Tenistas Profissionais (WTA).

Mas está enganado quem pensa que o esporte está longe de ser uma realidade até em solo capixaba,  já que uma jovem atleta  de 13 anos, conseguiu alcançar o top-5 do ranking nacional juvenil em fevereiro e  sonha em ir ainda mais longe.

Veja mais notícias sobre Esportes aqui.

Neste mês, a tenista capixaba Caroline Gama de Castro viajará para o Rio de Janeiro para disputar o 1ª Aberto Nacional Infanto Juvenil 2023, que será realizado entre os dias 7 de abril e 13 de abril.

“Vai ser um torneio com atletas muito fortes, mas estou confiante que posso ir bem. Acredito que é possível alcançar uma final, dar o meu melhor e buscar o título”, afirmou Caroline, que garantiu uma vaga entre as cinco melhores atletas da sua categoria em fevereiro.

“O ranking é atualizado semanalmente. Eu fiquei super feliz porque não imaginava que ia chegar tão bem no ranking. Talvez mais para a frente, mas não agora. Quando consegui fiquei muito feliz. Aproveitei as férias para participar de um torneio em Maceió, dois em Vitória e outro nacional. Como voltei a estudar e não pude participar de outros campeonatos, agora estou em 12º no ranking”, contou ela.

Leia mais:

CBF divulga tabela da 3ª fase da Copa do Brasil e do Brasileirão

Ginástica Rítmica: Bárbara Domingos é bronze em etapa da Copa do Mundo

Imagem ilustrativa da imagem Caminho traçado rumo ao sucesso
Carol joga tênis há 4 anos |  Foto: Acervo Pessoal

O que diz Caroline sobre...

Início no esporte

Eu jogo há cerca de quatro anos. Comecei com 10. No prédio onde moro tem uma quadra de tênis, então vi umas pessoas jogando e pedi para aprender. Aí minha mãe procurou uns lugares e encontrou o local onde treino hoje em dia. Eu adorei e quis continuar.

1º Aberto Nacional 

Vou viajar para o Rio de Janeiro no próximo final de semana para jogar um brasileiro na categoria sub-14. Chama 1º Aberto Nacional Infanto Juvenil 2023 - Rio Tennis Academy e vai acontecer entre os dias 7 e 13 de abril Meu primeiro jogo será no dia 9.

Preparação

Normalmente eu foco bastante em fazer alguns ajustes nos meus golpes quando uma competição está chegando. Também treino bastante para quando chegar no torneio já ter umas táticas preparadas. Sempre jogo contra atletas diferentes, porque são vários campeonatos ao longo do ano e muitas atletas participam.

Expectativa

Vai ser um torneio com tenistas muito fortes, mas estou confiante que posso ir bem. Acredito que é possível alcançar uma final, dar o meu melhor e buscar o título.

Top-5 Nacional

O ranking é atualizado semanalmente. Eu fiquei super feliz porque não imaginava que ia chegar tão bem no ranking. Talvez mais para a frente, mas não agora. Quando consegui, fiquei muito feliz. Aproveitei as férias para participar de vários torneios. Viajei para Maceió, participei de dois em Vitória e outro nacional. Como voltei a estudar depois, não pude participar de campeonatos com tanta frequência, então agora estou em 12º no ranking.

Estudo e treinos

Eu já estou acostumada porque faço isso desde os 11 anos mais ou menos. Quando vou para a escola, costumo prestar muita atenção nas aulas para não ter tanta dificuldade, já que não tenho tanto tempo para ficar estudando. Faço os deveres de casa e, quando viajo, normalmente perco alguns dias de aula, mas recupero o conteúdo que perdi com as minhas amigas.

Futuro

Minha mãe apoia muito! Sempre que estou nos jogos e treinos, ela vai e torce. Sempre faz de tudo para que eu possa viajar para os torneios e para melhorar.

Daqui uns anos, penso em conseguir uma bolsa nos Estados Unidos para jogar tênis universitário. Existem algumas pessoas que vão direto para o profissional e outras começam no universitário. Então meu maior sonho é conseguir essa bolsa daqui uns anos e, quem sabe, me tornar atleta profissional.

Inspiração

Eu gosto muito da Bia Haddad (Beatriz Haddad Maia). Sempre tento acompanhar os jogos dela e também da Luísa Stefani. No masculino gosto muito de ver o Alcaraz (Carlos Alcaraz) e o Nadal (Rafael Nadal).

Perfil da atleta

Caroline Gama de Castro

Idade: 13 anos

Modalidade: Tênis

Ranking: A atleta alcançou a 5ª colocação do ranking nacional juvenil em fevereiro deste ano. Atualmente ela ocupa a 12ª colocação.

Próximos jogos: Carol viajará para o Rio de Janeiro no próximo final de semana para participar de um torneio nacional.

Leia mais:

Verstappen vence GP caótico e dispara: ‘Sobrevivemos a tudo’

Corinthians empata e permanece na liderança do Brasileiro Feminino

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: