Bola começa a rolar nesta quinta-feira para o Capixabão 2024
Porto Vitória e Rio Branco abrem, às 19 horas, no Robertão, o Campeonato Capixaba. Primeira rodada termina neste sábado (20)
Escute essa reportagem
A bola vai voltar a rolar nos gramados do Espírito Santo! O Porto Vitória enfrenta o Rio Branco nesta quinta-feira (18), às 19 horas, no estádio Robertão, na Serra, na rodada de abertura do Capixabão 2024.
Dez equipes estão na disputa pelo título e essa promete ser a competição mais equilibrada dos últimos anos. O campeonato garante ao campeão vaga na Série D, Copa do Brasil e Copa Verde de 2025. Já o vice carimba o passaporte para a Copa do Brasil do ano que vem.
Leia mais sobre Esporte Capixaba
Querendo retornar às competições nacionais, o Rio Branco realizou mudanças entre a temporada passada e esta. A começar pela criação da SAF, que vai investir R$ 50 milhões nos próximos 10 anos no clube Capa-Preta.
Um dos reforços do Capa-Preta para a temporada, o atacante Kieza retorna ao futebol capixaba após passar por diversos clubes do Brasil, entre eles Botafogo e Fluminense. O jogador destaca que estreia é sempre um jogo complicado, mas está confiante que o time possa fazer um grande jogo.
“Temos que nos impor para ganhar, mesmo fora de casa, pois o Rio Branco é uma equipe grande, acostumada a títulos e a vencer, então isso precisa estar na cabeça de todos”, afirmou o K9.
O treinador Capa-Preta, Rodrigo César, faz sua estreia à frente da equipe e espera que seja com o pé direito. “Fizemos bons amistosos e a equipe hoje já tem uma cara, agressiva, competitiva, que gosta de ter a bola”, enfatizou ele.
No ano passado, as duas equipes também se enfrentaram pela primeira rodada do campeonato e o Porto Vitória venceu por 2 a 1
O treinador do Porto Vitória, Alexandre Grasseli, prega respeito ao adversário, mas destaca que o clube quer marcar seu espaço e seu nome no futebol capixaba.
“O Porto Vitória tem um perfil muito definindo e estamos acreditando em uma estreia muito equilibrada e que possamos sair vencedores”, afirmou o treinador.
O elenco se apresentou no dia 13 de novembro e realizou quatro amistosos até a estreia. “Creio que o diferencial do nosso grupo vai ser a união. Estamos fazendo pequenos ajustes, mas estamos prontos”, garante o atacante Elton Martins, do Porto Vitória.
Porto Vitória x Rio Branco
Prováveis escalações
Porto Vitória: Harrison; Ferrugem, Léo Coltro, Laílson e Gil Bahia; Marcos Antônio, Bebeto e Kaio Wilker; Lessinho, Eltinho e Wanderson.
Técnico: A. Grasseli
Rio Branco: Neguete; Augusto Potiguar, Pedro Botelho, Gustavo C. e João Paulo; Jonata (Klauber), Ferrugem e Edinho; Matheus Costa, Maranhão e Kieza.
Técnico: Rodrigo César
Estádio: Robertão
Horário: 19 horas
Árbitro: Dyorgenes Padovani
Primeira rodada
Quinta-feira (18)
Porto Vitória X Rio Branco
19 horas - Robertão
Sexta-feira (19)
Real Noroeste X Jaguaré
19 horas - José Olimpio da Rocha
Serra X Desportiva
20 horas - Robertão
Sábado (20)
Nova Venécia X Rio Branco
15h30 - Zenor Pedrosa
Vitória X Estrela
15h30 - Salvador Costa
No Vitória, Perovano prevê Capixabão mais equilibrado
A edição do Capixabão deste ano reúne sete equipes que já levantaram a taça da competição.
No primeiro campeonato da era das SAFs e contando com clubes emergentes no futebol capixaba, que buscam seu lugar ao sol, a disputa promete ser a mais equilibrada dos últimos anos.
Esse fato foi destacado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, Antônio Perovano em entrevista ao Tribuna Esportes. O Alvianil investiu em reforços experientes e também fora das quatro linhas, com a contratação do gerente do futebol Lucian Barros.
“Acredito que vai ser um campeonato muito pegado, muito competitivo e vai ganhar quem for mais competente dentro de campo. Tenho certeza que os times estão preparados para uma grande competição que o Espírito Santo, até hoje, não deve ter acompanhado no futebol capixaba”, afirmou.
Segundo ele, o objetivo do Vitória é conquistar uma vaga para retornar às competições nacionais em 2025.
Quem é quem no Capixabão 2024?
Rio Branco
Em 2023, o clube anunciou a venda da SAF e para o Capixabão 2024 montou um elenco com jogadores conhecidos.
Entre os reforços estão os atacantes Kieza e Edinho, além do volante Ferrugem (ex-Corinthians) e do zagueiro Pedro Botelho (ex-Arsenal/ING e Atlético/MG).
Desportiva
A LocomoTiva também anunciou a venda da SAF para o ex-jogador Sávio Bortolini e vai receber R$ 116 milhões em 10 anos.
O time grená tem como grande destaque para a competição o atacante Victor Rangel (ex-Botafogo e Grêmio) e o meia Christopher, formado na base do Flamengo.
Vitória
O Alvianil tem como objetivo conquistar vaga nas competições nacionais do ano que vem, já que ficou fora este ano.
Para isso, montou um elenco com jogadores experientes. Entre eles estão Henan - bicampão da Sèrie C -, o volante Abuda (ex-Vasco) e o zagueiro Edson Silva (ex-Botafogo).
Serra
Atual campeão da Cópa Espírito Santo, a Cobra-Coral quer voltar a vencer o Capixabão - o último título foi em 2018.
O time renovou com jogadores importantes do elenco vencedor da Copa Espírito Santo e se reforçou com o volante Thiago Ramos (ex-Vitória) e Yuri OIliveira (ex-Vasco).
Real Noroeste
Atual tricampeão do Capixabão, os Merengues querem manter a hegemonia dos últimos anos no futebol capixaba.
O time se reforçou com o goleiro Luiz (esteve no acesso do Amazonas à Série C) e com o atacante Vinicius (destaque do time do Caxias finalista do gauchão 2020).
Nova Venécia
Uma das novidades do futebol capixabas nos últimos anos, o Leão do Norte vai em busca de seu primeiro título na elite do Capixabão.
Além de manter jogadores da temporada passada, o clube se reforçou com Celsinho (ex-Londrina) e Denner (ex-Corinthians).
Porto Vitória
Grande vencedor nas categorias de base, o clube busca seu primeiro título no futebol profissional, onde compete desde 2021.
Para o capixabão, o Verdão contratou os atacantes Lessinho (ex-Serra) e Elton Martins, além dos defensores Léo Coltro e Laílson.
Estrela
Representante do Sul do Estado, o Estrela tenta chegar as semifinais do Capixabão, o que não acontece desde 2020.
Para isso, a equipe anunciou a contratação de jogadores como os meio-campistas Alex Pixote (ex-Porto Vitória), Linnick (ex-Nova Iguaçu) e Liniker (ex-Nova Venécia).
Jaguaré
Campeão da Série B do ano passado, o time do Noroeste capixaba montou um time com nomes conhecidos para o torneio.
Entre as contratações, destaque para o atacante Matheus Firmino, o volante Gil Mineiro, o lateral-direito João Firmino e o zagueiro Dos Santos.
Rio Branco/VN
Vice-campeão da Segundinha, o time Polenteiro quer conquistar seu segundo título capixaba (o primeiro foi em 2020).
Além da permanência de atletas da campanha do acesso, o clube contratou o meia Willian Bersan, o lateral-esquerdo Dodô e o atacante Marcudinho.
Comentários