Piastri vence na Arábia Saudita e vira líder da Fórmula 1
Essa é a primeira vez em 15 anos que a Austrália tem um piloto na liderança do campeonato de pilotos
Escute essa reportagem

O Campeonato Mundial de Pilotos da Fórmula 1 tem um novo líder. Oscar Piastri, piloto da McLaren, foi o vencedor do Grande Prêmio de Fórmula 1 da Arábia Saudita neste domingo (20), que teve transmissão de A Tribuna/ Band.
Piastri está com 99 pontos e passou Lando Norris, seu companheiro de equipe, que está com 89. Essa é a primeira vez em 15 anos que a Austrália tem um piloto na liderança do campeonato. A última vez foi com Mark Webber, o atual empresário de Piastri.
O australiano largou em segundo, atrás do piloto holandês Max Verstappen, que havia conseguido a pole position. Verstappen terminou em segundo lugar e Charles Leclerc, da Ferrari, fechou o pódio.
Lando Norris largou em 10º, após um acidente na qualificatória, e fez uma corrida de recuperação para terminar em quarto lugar. O brasileiro Gabriel Bortoletto terminou em 18º. Fecharam os pontos George Russell, Kimi Antonelli, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Alexander Albon e Isaac Hajdar, de quinto a décimo, respectivamente.
Logo na largada, Piastri e Verstappen largaram bem, disputaram a posição lado a lado, mas o holandês cortou caminho por uma chicane. Como Max conseguiu uma vantagem com a manobra, ele recebeu uma punição de cinco segundos.
Ainda na primeira volta, Tsunoda e Gasly bateram e tiveram que abandonar a corrida. O safety car foi acionado e ficou na pista até a quarta volta. O carro de segurança não voltou a dar as caras na corrida.
Piastri passou Verstappen na vigésima segunda volta, quando o holandês parou para a troca de pneus e pagou a punição de cinco segundos. O australiano, porém, somente assumiu a liderança quando Lando Norris parou, na volta 35, e não saiu mais do primeiro lugar.
Classificação final
- Oscar Piastri
- Max Verstappen
- Charles Leclerc
- Lando Norris
- George Russell
- Kimi Antonelli
- Lewis Hamilton
- Carlos Sainz
- Alexander Albon
- Isaac Hajdar
- Fernando Alonso
- Liam Lawson
- Oliver Bearman
- Esteban Ocon
- Nico Hülkenberg
- Lance Stroll
- Jack Doohan
- Gabriel Bortoletto
- Yuki Tsunoda (não terminou)
- Pierre Gasly (não terminou)
Qualificação
O sábado (19) foi agitado para os pilotos. O líder do campeonato Lando Norris bateu na última volta rápida da qualificação e não conseguiu registrar tempo. O piloto, figurou no pódio em todas as etapas, tendo vencido em duas oportunidades, largou em décimo lugar.
A disputa pela pole ficou entre Max Verstappen e o companheiro de equipe de Norris, o australiano Oscar Piastri. Verstappen levou a melhor e largou em primeiro após superar o tempo conseguido por Piastri por 0,1s.
George Russell, da Mercedes, largou em terceiro e Charles Leclerc, da Ferrari, completou a segunda fila.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, enfrentou um final de semana tortuoso na Arábia Saudita. Na última sexta-feira, não participou do segundo treino livre no circuito urbano de Jeddah por causa de um problema mecânico e ontem cometeu um erro que o deixou na última colocação do grid de largada para a corrida.
“Cometi um erro na curva 1. Peguei um vácuo bom do Max (Verstappen) e acabei chegando rápido na curva, uns 10 km/h mais rápido", afirmou o piloto, que perdeu a traseira e rodou. Acabou ali”, completou ele à TV Tribuna/Band.
O alemão Nico Hülkenberg, companheiro de Bortoleto na Sauber, também não foi bem no treino que definiu o grid e terminou na 18ª posição.
“Não conversei muito, ainda temos que analisar”, disse o estreante Bortoleto, que ainda busca seu primeiro ponto na F-1.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários