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Automobilismo

F1: Piastri crava pole do GP da Emília-Romanha em classificação caótica

Ele terá o atual tetracampeão Max Verstappen, ao seu lado


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Imagem ilustrativa da imagem F1: Piastri crava pole do GP da Emília-Romanha em classificação caótica
Com uma volta rápida e precisa, Piastri desbancou Verstappen nos instantes derradeiros e conquistou a pole position com autoridade |  Foto: LUCA BRUNO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O treino classificatório para o GP da Emília-Romanha teve todos os ingredientes de um sábado clássico da Fórmula 1: acidentes, reviravoltas e um desfecho eletrizante. No circuito de Ímola, os pilotos desafiaram os limites em busca de um lugar no grid, e foi Oscar Piastri quem brilhou. O australiano da McLaren garantiu sua terceira pole position da temporada — depois de Bahrein e China. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou em 14º no grid.

Ele terá o atual tetracampeão Max Verstappen, ao seu lado. George Russell , da Mercedes, apareceu no momento certo e conquistou a terceira posição, desbancando Lando Norris, que parte em quarto. Fernando Alonso ficou em quinto, à frente de Carlos Sainz, sexto. Alex Albon largará em sétimo, seguido por Lance Stroll em oitavo. O jovem Isack Hadjar manteve a boa fase e terminou em nono, com Pierre Gasly fechando o grupo dos dez primeiros.

Fora da fase final, a Ferrari voltou a decepcionar e ficou pelo caminho no Q2 com seus dois pilotos: Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Já Bortoleto foi destaque novamente, alcançando o Q2 pela terceira vez no ano e garantindo o 14º lugar no grid, mais uma vez à frente do companheiro de Sauber, Nico Hulkenberg, que ficou em 17º.

O treino começou com doses de nostalgia e drama. Hamilton e Alonso chegaram a ocupar as primeiras posições nos instantes iniciais, mas a movimentação mal havia começado quando Yuki Tsunoda perdeu o controle da sua Red Bull na curva Villeneuve, bateu forte no muro e capotou, causando a primeira bandeira vermelha da sessão. O japonês deixou o carro caminhando, demonstrando frustração pelo erro, mas sem sinais de lesão.

Após a interrupção, os pilotos voltaram à pista com pneus macios e Verstappen rapidamente cravou o melhor tempo, liderando o Q1 com tranquilidade, seguido por Piastri e pelo surpreendente Alonso. No entanto, o clima de tensão persistiu.

Faltando segundos para o fim da sessão, Franco Colapinto — estreante na temporada 2025 pela Alpine — perdeu o controle e acertou o muro, danificando a frente do carro e provocando nova bandeira vermelha. A batida foi decisiva para a classificação de Bortoleto, que garantiu a 15ª e última vaga para o Q2 após uma volta deletada de Oliver Bearman ser registrada logo depois do acidente e conferida pelos comissários.

A segunda parte do treino manteve o clima de tensão, mas com doses ainda maiores de competitividade. A McLaren dominava a sessão com autoridade: Piastri e Norris lideravam o tempo de tabela com voltas rápidas e consistentes, aparentando controle absoluto da situação. Verstappen mostrava ritmo sólido e mantinha-se próximo dos líderes com sua Red Bull.

Foi nos segundos finais, no entanto, que o enredo mudou de forma surpreendente. Sainz, em uma volta perfeita com sua Williams, desbancou a dupla da McLaren e assumiu a liderança do Q2 com autoridade, encerrando a fase com o melhor tempo da sessão.

Na Aston Martin, o bom momento se confirmou com os dois pilotos avançando ao Q3. Alonso garantiu o sexto lugar e Stroll apareceu logo atrás, em sétimo. Em contrapartida, a Ferrari viveu um pesadelo: Hamilton e Leclerc não conseguiram acompanhar o ritmo dos rivais e ficaram de fora da parte final do treino. Já Bortoleto fechou em 14º.

A fase final do treino foi marcada pelo domínio inicial de Verstappen, que buscava sua quarta pole na temporada — e terceira consecutiva, após liderar as classificações no Japão, Arábia Saudita e Miami. O holandês da Red Bull parecia inalcançável durante boa parte do Q3, mas o roteiro tomou outro rumo nos segundos finais.

Com uma volta rápida e precisa, Piastri desbancou Verstappen nos instantes derradeiros e conquistou a pole position com autoridade. O atual campeão ainda tentou reagir, mas não conseguiu recuperar a primeira posição, ficando em segundo. Russell terminou em terceiro, seguido por Norris.

Confira o grid de largada para o GP da Emília-Romanha de Fórmula 1:

  1. Oscar Piastri (AUS/McLaren)
  2. Max Verstappen (HOL/Red Bull)
  3. George Russell (ING/Mercedes)
  4. Lando Norris (ING/McLaren)
  5. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
  6. Carlos Sainz (ESP/Williams)
  7. Alexander Albon (ING/Williams)
  8. Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
  9. Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls)
  10. Pierre Gasly (FRA/Alpine)
  11. Charles Leclerc (MON/Ferrari)
  12. Lewis Hamilton (ING/Ferrari)
  13. Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)
  14. Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber)
  15. Franco Colapinto (ARG/Alpine)
  16. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
  17. Liam Lawson (NZL/Racing Bulls)
  18. Esteban Ocon (FRA/Haas)
  19. Oliver Bearman (ING/Haas)
  20. Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull)

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