X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Mãos ressecadas têm solução!

Especialista afirma que hidratação adequada é alternativa para dar fim ao desconforto, que ganhou força com o uso de álcool e sabão


 

Imagem ilustrativa da imagem Mãos ressecadas têm solução!
Oliete Perini Guerra: “Ao limpar as mãos é preciso aplicar hidratante” |  Foto: Divulgação

A covid-19 ficou conhecida mundialmente  por prejudicar o sistema respiratório,  mas a verdade é que a pele também pode ser afetada direta e/ou indiretamente por essa doença.

A dermatologista Oliete Perini Guerra explicou que o problema vem ocorrendo de forma acentuada há cerca de  dois anos, quando teve início a pandemia do novo coronavírus,  em função do uso excessivo de máscaras e de produtos para a higienização das mãos, e da falta de  hidratação adequada.

“O primeiro problema que vemos é pelo uso excessivo de produtos de higiene necessários contra o coronavírus. O uso de  álcool e sabão com maior frequência desgasta as barreiras naturais da pele, praticamente eliminando o manto natural de gordura que preserva a hidratação”, explica a médica. 

Com isso, as mãos ficam suscetíveis ao ressecamento e a  irritações, levando até a fissuras, em alguns casos, como explica a dermatologista. 

“A higienização é necessária, mas ao limpar as mãos é preciso aplicar hidratante, inclusive nas unhas, que podem ficar quebradiças”, observa. 

O uso da máscara, principalmente para quem precisa utilizar  por longos períodos, apesar de ser essencial para a proteção contra a doença, também pode prejudicar a pele.

“Ela aumenta  a oleosidade no rosto e podem surgir espinhas. As máscaras  de tecido permitem que a pele respire melhor, mas devem ser trocadas com frequência para evitar o acúmulo de impurezas”, indica a dermatologista. 

A médica recomenda ainda que o rosto seja lavado de duas a três vezes ao dia com sabonete apropriado. 

“Sempre lembrando que a máscara não isenta o uso do filtro solar. As luzes do computador, de celular, da televisão e até a luz ambiente também queimam e, com o confinamento por causa da pandemia, foi observada uma piora do problema”, explica.

Até o batom, deixado de lado por causa da máscara, fez falta para a saúde dos lábios. “Por isso, recomendamos o uso frequente de hidratante labial pelo menos até o momento em que poderemos ficar sem o uso da máscara com segurança”.

Fique por dentro

Recomendações 

Mãos

  • Ao lavar as mãos é preciso aplicar hidratante, inclusive nas unhas, que podem ficar quebradiças.

Rosto

  • O indicado é que o rosto seja lavado de duas a três vezes ao dia com sabonete apropriado. A máscara não isenta o uso do filtro solar. As luzes artificiais também podem queimar a pele. 
  • Até o batom fez falta para a saúde dos lábios, ele ajuda a hidratar. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: