Investimento em hub de inovação
Objetivo é criar ambiente de promoção e concretização de atividades, que vão muito além da geração de talentos e negócios
Escute essa reportagem

Atento às transformações do mercado de trabalho, como também na maneira de transmitir e absorver conhecimento, o Senac-ES, uma das principais instituições de ensino profissionalizantes do Estado, tem novidades para o próximo ano letivo. A escola vai investir na criação de um hub, com apoio da Fecomércio-ES.
O objetivo é criar um ambiente de provocação, promoção e concretização de atividades, que vão muito além da geração de talentos e negócios e soluções inovadoras.
O espaço liderado pela Fecomércio-ES permitirá uma integração do ecossistema de inovação do Espírito Santo, dos departamentos regionais, do sistema S, governo, sociedade civil e demais partes interessadas, consolidando sua marca neste meio e na percepção desta atuação.
“Nosso objetivo é colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado, proporcionando um ambiente colaborativo e inovador por meio do hub. O mesmo espaço também será capaz de integrar ainda mais o Senac com o mercado de trabalho, possibilitando um intercâmbio entre escola, empresas, instituições e sociedade”, disse o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel.
O diretor lembrou ainda que o planejamento estratégico de 2023 está orientado sobre três pilares: integrar, incrementar e inovar. “Temos ainda o incremento base de cursos nos formatos híbridos, ensino a distância e aposta na educação 4.0, com cursos na área de tecnologia da informação”, destaca Schmittel.
Cursos
O Senac-ES oferece cursos nas áreas de administração e negócios, estética, gastronomia, turismo, moda, comunicação, design, tecnologia da informação, saúde e bem-estar, entre outros.
Possui nove unidades de ensino nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, São Mateus e Serra. Todas as informações sobre cursos estão disponíveis no site www.es.senac.br.
Outro diferencial estratégico, segundo o diretor, é o incremento da grade de cursos livres, passando pelas turmas de qualificação, cursos técnicos, graduação e pós-graduação.
Estes últimos disponibilizados por meio do EAD. Destaque, ainda, para a inauguração de duas novas unidades móveis, que servirão para ampliar a capilaridade de oferta de educação profissional nos segmentos de Gestão e Negócios e Gastronomia para todo o Estado.

Cursos na área de gastronomia em alta

O prazer de comer, seja fora ou mesmo em casa, desperta diferentes sensações. Mas o que é unânime entre todos é o reconhecimento da gastronomia como atividade profissional capaz de preservar a memória e a cultura por meio do paladar.
São chefs, confeiteiros e cozinheiros que se debruçam em livros e desenvolvem técnicas que ressignificam sabores, como também mantêm e popularizam pratos.
O Senac-ES possui dezenas de cursos voltados para o segmento. A escola conta com uma grade extensa de qualificação profissional, abrangendo confeitaria, cozinhas nacional, contemporânea, entre outros.
Os cursos são separados por níveis, sendo os cursos livres voltados para atualização de currículos, com forte tendência para o empreendedorismo, com cozinha prática para produção de novas receitas, aprimoramento de processos de cocção e montagem.
Outro diferencial são os cursos de qualificação de auxiliar de cozinha, confeiteiro, cozinheiro e salgadeiro. Estes são destinados a quem busca carreira em restaurantes e bares.
Economia
De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Brasil (Abrasel), a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano no País.
No Espírito Santo, o setor é responsável pela geração de empregos diretos e indiretos em bares, restaurantes, quiosques, hotéis e pousadas, impulsionando a economia capixaba.
“O Senac-ES possui cursos com uma base curricular atualizada, atendendo ao mercado local, inclusive nacional e internacional. Em complemento à formação prática e didática, nossos alunos participam de competições importantes na área da educação profissional, apresentando excelente desempenho na área de gastronomia”, destaca Richardson Schmittel, diretor regional do Senac-ES.
“Além das disciplinas que ensinam literalmente a colocar a mão na massa, não podemos esquecer dos serviços adicionais que complementam a gastronomia, como o atendimento ao público. Temos cursos de garçom avalizados pelo mercado, com turmas encomendadas pelo Sindbares”.
Comentários