X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Famosos

Reflexões de Cortella sobre a intolerância e o preconceito


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Reflexões de Cortella sobre a intolerância e o preconceito
Cortella tinha lançado, em 2012, “Escola e Preconceito”, com sua mulher, Janete Leão Ferraz (destaque) |  Foto: Divulgação

Na última semana, o filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella lançou no mercado editorial suas ideias sobre os reais impactos na estrutura da sociedade atual com intolerância, polarização, hostilidade e desprezo.

Seus pensamentos foram copilados no livro “A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano”, que foi escrito originalmente com sua esposa, a jornalista, roteirista e escritora Janete Leão Ferraz e publicado em 2012 com o título “Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência”. Mas a obra foi toda reformulada por ele e renomeada, focando na realidade atual.

Na nova edição, Cortella explica as diferenças entre reconhecer e tolerar, conflito e confronto, divergir e anular e o que faz dessas opiniões gatilhos de preconceito e atos de violência que estão tão presentes atualmente.

Ele ressalta que o preconceito tem o poder de abstrair a capacidade de conviver, refletir, fazer melhor, inovar e de partilhar. E mostra que o ser humano passou a olhar o outro não como o outro, mas como estranho, tratando o diferente como um intruso e, muitas vezes, como inferior.

Para o autor, é fundamental que se desfaçam algumas amarras para que se siga na busca de uma vida coletiva que reconheça concretamente a beleza na diversidade, a complementaridade na diferença e a riqueza na pluralidade.

“Durante muito tempo, nós vivemos em uma sociedade na qual o conflito – na família, na escola, na rua – fez parte do nosso dia a dia. Pouco a pouco, em várias instâncias sociais, inclusive na escola, fomos substituindo a noção de conflito pela quase glorificação do confronto. Nessa hora, sim, nós perdemos a paz”, reflete o autor.

Professor universitário, Cortella é um dos pensadores contemporâneos mais respeitados do Brasil. É também autor e coautor de best-sellers como “A Sorte Segue a Coragem”, “Não se Desespere” e “Fi

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: