Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Reflexões de Cortella sobre a intolerância e o preconceito

| 08/06/2020 18:48 h | Atualizado em 08/06/2020, 18:59

Cortella tinha lançado, em 2012,  “Escola e Preconceito”, com sua mulher, Janete Leão Ferraz (destaque)
Cortella tinha lançado, em 2012, “Escola e Preconceito”, com sua mulher, Janete Leão Ferraz (destaque) |  Foto: Divulgação

Na última semana, o filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella lançou no mercado editorial suas ideias sobre os reais impactos na estrutura da sociedade atual com intolerância, polarização, hostilidade e desprezo.

Seus pensamentos foram copilados no livro “A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano”, que foi escrito originalmente com sua esposa, a jornalista, roteirista e escritora Janete Leão Ferraz e publicado em 2012 com o título “Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência”. Mas a obra foi toda reformulada por ele e renomeada, focando na realidade atual.

Na nova edição, Cortella explica as diferenças entre reconhecer e tolerar, conflito e confronto, divergir e anular e o que faz dessas opiniões gatilhos de preconceito e atos de violência que estão tão presentes atualmente.

Ele ressalta que o preconceito tem o poder de abstrair a capacidade de conviver, refletir, fazer melhor, inovar e de partilhar. E mostra que o ser humano passou a olhar o outro não como o outro, mas como estranho, tratando o diferente como um intruso e, muitas vezes, como inferior.

Para o autor, é fundamental que se desfaçam algumas amarras para que se siga na busca de uma vida coletiva que reconheça concretamente a beleza na diversidade, a complementaridade na diferença e a riqueza na pluralidade.

“Durante muito tempo, nós vivemos em uma sociedade na qual o conflito – na família, na escola, na rua – fez parte do nosso dia a dia. Pouco a pouco, em várias instâncias sociais, inclusive na escola, fomos substituindo a noção de conflito pela quase glorificação do confronto. Nessa hora, sim, nós perdemos a paz”, reflete o autor.

Professor universitário, Cortella é um dos pensadores contemporâneos mais respeitados do Brasil. É também autor e coautor de best-sellers como “A Sorte Segue a Coragem”, “Não se Desespere” e “Fi

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS