Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Conheça os filmes selecionados para o 27º Festival de Cinema de Vitória

| 08/10/2020 12:52 h | Atualizado em 08/10/2020, 13:06

Com o tema Sonhar Colorido Faz Bem, o Festival de Cinema de Vitória, maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo chega à sua 27ª edição. Entre os dias 24 e 29 de novembro o público vai conferir a primeira edição em formato online do evento, que precisou se readaptar em função da pandemia do Covid-19.

Serão exibidos 84 filmes, entre longas e curtas-metragens, divididos em 12 mostras: 11 competitivas e uma fora de competição, além de sessões especiais. Os trabalhos escolhidos pela comissão de seleção concorrem ao Troféu Vitória em 33 categorias, além de prêmios extras. A escolha dos vencedores é feita pelas comissões de Júri do Festival, compostas por especialistas e profissionais do cinema.

Fazendo jus ao número de inscrições recebidas – foram 1047 filmes inscritos para as mostras competitivas – as produções selecionadas representam diversos gêneros cinematográficos de várias regiões do Brasil. Foram selecionados 23 filmes de realizadores negros e negras; 21 filmes dirigidos por mulheres, sendo 10 dirigidos por mulheres negras; 33 filmes com temática de diversidade sexual; e 02 filmes realizados por pessoas com deficiência; além de 22 filmes universitários.

O curta "Inabitáveis", de Anderson Bardot, será exibido na 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas.
O curta "Inabitáveis", de Anderson Bardot, será exibido na 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. |  Foto: Divulgação

Segundo Lucia Caus, diretora do FCV, a seleção dos filmes é feita sempre com um olhar apurado para a representatividade. “Prezamos por fazer uma curadoria que abrange os diversos gêneros da produção cinematográfica nacional. É um desafio e, ao mesmo tempo um prazer, dar visibilidade para tantos filmes e ver de perto todo o potencial criativo do cinema brasileiro”.

27 FCV: Online e Gratuito

A maior novidade do 27º Festival de Cinema de Vitória serão as sessões em formato online. As mostras serão exibidas na plataforma InnSaei.TV, que exibiu recentemente o Festival Kinoforum. Para acessar o site o espectador precisa realizar um cadastro rápido e gratuito e conferir os filmes selecionados através de diversas telas, como de celular, computador, tablet e smart TV. Cada filme ficará disponível durante 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

Para Lucia Caus, apesar desta edição não realizar as tradicionais sessões presenciais, devido à pandemia, o formato online possibilita ampliar o alcance do evento. “Uma das principais características do Festival de Cinema de Vitória são as sessões com plateia, sempre cheias e muita calorosas. Mas as mostras em formato online são uma oportunidade de fomentar ainda mais o acesso às produções de curta e longa-metragem, já que o espectador poderá acessar o conteúdo de qualquer lugar do Brasil ou do mundo”.

Os tradicionais debates entre os realizadores também acontecerão de forma remota, no Canal de Youtube do Festival. Os bate-papos serão conduzidos pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache.

Mostras

Os filmes escolhidos pela curadoria do festival serão distribuídos em 12 janelas de exibição. Entre elas, estão a 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro; a 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que contará com a exibição de seis filmes na competitiva; a 10ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; a 6ª Mostra Foco Capixaba, janela exclusiva para realizadores do Espírito Santo; a 9ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; a 7ª Mostra Outros Olhares, que propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares.

Duas janelas temáticas completam meia década de exibição este ano: a 5ª Mostra Mulheres no Cinema, sessão com filmes dirigidos exclusivamente por mulheres e que aborda as questões de gênero, valorizando a atuação feminina por trás das câmeras; e a 5ª Mostra Cinema e Negritude, com filmes produzidos exclusivamente por realizadores negros e que tratam das narrativas que atravessam a população negra no Brasil.

A 3ª Mostra Nacional de Videoclipes, apresenta produções de gênero experimental por excelência e que fundem música e audiovisual; a 3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental, abre espaço para o debate sobre sustentabilidade e questões ambientais. Janela mais recente do festival, a 2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror, traz o terror para o evento.

Fora de Competição

Tradicionalmente exibida dentro da programação que antecede o Festival de Cinema de Vitória, a 3ª Mostra Cinema de Bordas será realizada durante o festival. A mostra reúne produções periféricas, de baixo orçamento, realizadas por cineastas autodidatas de pequenas cidades ou arredores das grandes capitais.

O longa "O Cemitério das Almas Perdidas", de Rodrigo Aragão, será exibido fora de competição.
O longa "O Cemitério das Almas Perdidas", de Rodrigo Aragão, será exibido fora de competição. |  Foto: Divulgação

O 27 FCV também irá exibir, dentro da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, o novo filme do diretor Rodrigo Aragão, O Cemitério das Almas Perdidas. O longa-metragem conta com efeitos especiais extremamente elaborados, grandes cenários e dezenas de figurantes. Aragão é um dos maiores nomes de destaque do cinema de horror tanto no Brasil quanto no mercado internacional.

Júri

O júri do 27º Festival de Cinema de Vitória é formado por nomes com vínculo estreito com o audiovisual. São eles: a montadora Natara Ney, os diretores Tiago Minamisawa e Rodrigo de Oliveira (24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 9ª Mostra Foco Capixaba); a atriz Bel Kutner, o jornalista Gustavo Cheluje e a montadora Cristina Amaral (10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas); o ator, diretor e produtor Marcio Rosário, a atriz Danny Barbosa e o diretor Hsu Chien (10ª Mostra Quatro Estações); a realizadora Gabriele Stein, a professora de cinema e audiovisual Daniela Zanetti e o diretor, fotógrafo e cineclubista Sebastião Filho - Tião Xará (9ª Mostra Corsária); a produtora e professora Luciana Gama, a educadora, pesquisadora e cineclubista Bárbara Cazé e o realizador Bernard Lessa (7ª Mostra Outros Olhares); a atriz, preparadora de elenco e arte-educadora Kassandra Brandão, a antropóloga, curadora e crítica de cinema Samantha Brasil e a roteirista e diretora Viviane Pistache (5ª Mostra Mulheres no Cinema); a escritora e pesquisadora Tamyres Batista, a educadora e cineclubista Adriane Nunes e o cineasta, educador audiovisual e doutorando em educação Clementino Junior (5ª Mostra Cinema e Negritude); a produtora cultural Simone Marçal, o compositor, produtor musical e diretor artístico Barral Lima e a realizadora Paula Rocha (4ª Mostra Nacional de Videoclipes); o diretor, produtor e roteirista Cloves Mendes, a professora Martha Tristão e diretor, produtor, roteirista e cineclubista Luís Paiva (3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental); a gestora e produtora cultural Monica Trigo, a produtora executiva Máyra Alarcon e o diretor Bertrand Lira (2ª Mostra Do Outro Lado - Cinema Fantástico e de Horror). A ABD Capixaba irá oferecer um prêmio especial para o Melhor Filme da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com o júri formado por Diego de Jesus e Rodrigo Cerqueira.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil e da Stella Artois. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), Tower Web, Dot, Link Digital, Mistika, ABD Capixaba, Carla Buaiz Jóias e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória

FILMES SELECIONADOS

24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

  • 4 Billhões de Infinitos, de Marco Antônio Pereira (FIC, MG, 15')
  • Ilhas de calor, de Ulisses Arthur (FIC, AL, 20')
  • A morte branca do feiticeiro negro, de Rodrigo Ribeiro (DOC, SC, 10')
  • 90 Rounds, de Juane Vaillant e João Oliveira (DOC, ES, 20')
  • Parte do que Parte Fica, de Camilla Shinoda (FIC, DF, 20')
  • Manaus Hot City, de Rafael Ramos (FIC, AM, 13')
  • Ser feliz no vão, de Lucas H. Rossi dos Santos (DOC, RJ, 12')
  • Inabitáveis, de Anderson Bardot (FIC, ES, 25')
  • Baile, de Cíntia Domit Bittar (FIC, SC, 18')
  • O tempo e a falta, de Claudiana Braga (DOC, ES, 17')
  • Quinze, de Isis Caroline (FIC, SP, 18')
  • Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira (FIC, SP, 20')
  • Para Todas as Moças, de Castiel Vitorino Brasileiro (DOC, ES, 2')
  • Jorge, de Jéferson Vasconcelos (FIC, RJ, 19')
  • O conforto das ruínas, de Gabriela Lourenzato (FIC, SP, 18')
  • Inabitável, de Matheus Farias e Enock Carvalho (FIC, PE, 20')
  • Como ficamos da mesma altura, de Laís Santos Araújo (FIC, AL, 17')
  • Egum, de Yuri Costa (FIC, RJ, 23')
  • Thinya, de Lia Letícia (FIC, PE, 15')
  • O Verbo se Fez Carne, de Ziel Karapotó (EXP, PE, 7')

10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

  • Pureza, de Renato Barbieri (FIC, DF, 101’)
  • Yãmĩyhex: as mulheres-espírito, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali (DOC, MG, 76’)
  • Um dia com Jerusa, de Viviane Ferreira (FIC, SP, 74’)
  • O livro dos prazeres, de Marcela Lordy (FIC, RJ, 99’)
  • Chico Rei entre nós, de Joyce Prado (DOC, SP, 92’)
  • Para Onde Voam as Feiticeiras, de Eliane Caffé, Beto Amaral e Carla Caffé (DOC, SP, 89’)

10ª Mostra Quatro Estações

  • Babi & Elvis, de Mariana Borges (DOC, MG, 18')
  • Agachem, segurem, formem, arrasem, de Caio Baú (DOC, SP, 10')
  • Bonde, de Asaph Luccas (FIC, SP, 18')
  • Convictas, de Kamila Barbosa Ferreira (DOC, ES, 17’)

9ª Mostra Foco Capixaba

  • Redundância, de Wayner Tristão (EXP, ES, 6')
  • O trauma é brasileiro, de Castiel Vitorino Brasileiro e Roger Ghil (DOC, ES, 14')
  • Na Terra dos Papagaios, de Adriana Jacobsen (EXP, ES, 2’)
  • Amargo Rio Doce, de Ricardo Sá (DOC, ES, 20')
  • Zacimba Gaba - Um raio na escuridão, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales (DOC, ES, 15')

9ª Mostra Corsária

  • Cultural, de Armando Lima (EXP, SP, 6')
  • Temporal, de Maíra Campos e Michel Ramos (FIC, MG, 8')
  • O prazer de matar insetos, de Leonardo Martinelli (FIC, RJ, 10')
  • Pátria, de Lívia Costa e Sunny Maia (DOC, CE, 8’)
  • Naquela época devoraram meus olhos, de Cleissa Regina Martins (EXP, BR/CAN, 4’)
  • 3 Gotas, de Luiz Will Gama (EXP, ES, 9’)
  • O Jardim Fantástico, de Fábio Baldo e Tico Dias (FIC, SP, 20')


7ª Mostra Outros Olhares

  • O que pode um corpo?, de Victor Di Marco e Márcio Picoli (DOC, RS, 14')
  • Rebento, de Vinicius Eliziario (FIC, BA, 18')
  • Joãosinho da Goméa - O Rei do Candomblé, de Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra (DOC, RJ, 14’)
  • Carta para Dona Quarentena, de Letícia Braga (EXP, ES, 3’)
  • Estamos todos na sarjeta, mas alguns de nós olham as estrelas, de João Marcos de Almeida e Sergio Silva (FIC, SP, 20')

5ª Mostra Mulheres no Cinema

  • Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno (DOC, PR, 13’)
  • Ângela, de Marília Nogueira (FIC, MG, 15’)
  • Esmalte Vermelho Sangue, de Gabriela Altaf (DOC, RJ, 13’)
  • Minha História É Outra, de Mariana Campos (DOC, RJ, 22’)
  • 5ª Mostra Cinema e Negritude
  • Cão Maior, de Filipe Alves (FIC, DF, 20’)
  • Terceiro Andar, de Deuilton B. Júnior (FIC, PE, 9’)
  • Lembrar Daquilo Que Esqueci, de Castiel Vitorino Brasileiro (DOC, ES, 20’)
  • Alfazema, de Sabrina Fidalgo (FIC, 24', RJ)

4ª Mostra Nacional de Videoclipes

  • Blá Blá Blá, de Júnior Batista. Artista: MORENNA
  • KILLA de Jessica Lauane. Artista: Enme
  • Primeiro (Remix), de Raphael Correa. Artista: Antoni e Gustavo Rosseb
  • Livre pra Viver, de Danilo Laslo. Artista: Douglas Lopes
  • Gigantesca, de Letícia Pires. Artista: Mariana Volker
  • Pila Pilão, de Giuliana Danza. Artista: Serelepe
  • Dark Cloud, de MAGU (Marina Abranches e Gustavo Martins). Artista: Dan Abranches
  • Fantasmas Talvez, de Diego Locatelli e Felipe Amarelo. Artista: André Prando
  • Ave de Nós, de Roberto Mamfrim. Artista: Kanduras
  • Roma, de Francisco Xavier. Artista: Cinco Nós
  • Diferenciado, de Amon e Jeffão. Artista: PTK
  • Náufrago, de Consuelo Cruz e Pedro Henrique França. Artista: Majur
  • O Clã, de Raymundo Calumby. Artista: isis Broken
  • Texas, de Felipe Soares. Artista: Kira Aderne e Tárcio Luna
  • Cidadão de Bem, de Cainã Morellato. Artista: Cainã e a Vizinhança do Espelho
  • Sinal Fechado, de Lucas Sá. Artista: Getúlio Abelha

3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental

  • Raízes, Direção Coletiva (FIC, RJ, 5’)
  • Rocha Matriz, de Miro Soares e Gabriel Menotti (DOC, ES, 25’)
  • Comendo Cérebros, de Almir Correia (ANI, PR, 5’)
  • Sirumi, de Thiago Camargo (FIC, GO, 19’)

2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror

  • Náusea, de Thomas Webber (FIC, PR, 13’)
  • Eu estou vivo, de Maíra Campos e Michel Ramos (FIC, MG, 23’)
  • Mamãe tem um demônio, de Demerson Souza (FIC, SP, 24’)
  • As Viajantes, de Davi Mello (FIC, SP, 11’)

Fora de Competição

3ª Mostra de Cinema de Bordas

  • Comando Central, Antônio Estevão (FIC, ES, 103’)
  • Nuvem baixa, de André Okuma (FIC, SP, 15’)
  • Marta Morta, de Rubens de Mello (FIC, SP, 7’)
  • Os crimes da rua do Arvoredo, de Patty Fang (DOC, SP, 8’)

Sessão Especial:

  • O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão

27º Festival de Cinema de Vitória

Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, Youtube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS