Secretaria de Educação do ES inclui mais 3 países em programa de intercâmbio
A partir deste ano, serão oferecidas vagas também para Irlanda, Inglaterra e Argentina, além de Estados Unidos e Canadá
Escute essa reportagem
Levando na bagagem a realização do sonhado intercâmbio em outro país, 123 estudantes da rede pública estadual embarcaram na sexta-feira (24) para o Canadá, pelo Programa de Intercâmbio Estudantil 2024.
Na despedida dos jovens – que vão passar três meses no exterior –, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, aproveitou para anunciar o aumento de vagas para a próxima oferta e a inclusão de mais três destinos.
“Para este ano, vamos mais que dobrar o número de vagas no Programa de Intercâmbio Estudantil, ampliando de 170 para 350 novas oportunidades. Além disso, novos destinos internacionais serão incluídos, como Inglaterra, Irlanda e Argentina, além dos já tradicionais Estados Unidos e Canadá”, destacou o governador.
Casagrande falou ainda que a iniciativa reafirma o compromisso do governo do Estado com a internacionalização da educação e a criação de oportunidades transformadoras para os jovens capixabas.
“Vocês que estão aqui já são merecedores, pois se dedicaram, entraram no nosso Centro de Idiomas e vão se tornar inspiração para tantos outros”, ressaltou.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, disse que o embarque de ontem para as cidades de Montreal, Vancouver e Toronto faz parte da edição de 2024, em que outros estudantes já haviam embarcado para o Chile e os Estados Unidos no fim do ano passado. “Para este ano, ainda vamos anunciar posteriormente as vagas, mas haverá ampliação da oferta”.
Ele destacou a importância do programa, que é uma espécie de desdobramento do Centro Estadual de Idiomas. “Alunos que se destacam na língua inglesa e espanhola da rede estadual vão para o Centro Estadual de Idiomas. A partir disso, eles também têm a chance de conseguir a vaga no intercâmbio”, disse Vitor de Angelo.
O secretário frisou que, além do aprimoramento do idioma, com a melhoria da proficiência em inglês e espanhol, no intercâmbio os estudantes conseguem ter uma imersão cultural. “É um momento de experimentação pessoal muito grande, uma experiência transformadora”.
Desejo de ser ator
Viajando pela primeira vez de avião, o estudante João Henrique Bandeira Cruz, de 18 anos, quase não acreditava em tudo o que estava acontecendo, ao embarcar para o Canadá.
Ele finalizou o ensino médio no fim do ano passado, na escola Fernando Duarte Rabelo, em Santa Helena, Vitória.
“Comecei a fazer o curso de Inglês porque queria melhorar o idioma. Foi quando veio a oportunidade do intercâmbio. Passei pela seleção, mas ainda não acreditava. Mas eu estou aqui”. João acredita que o idioma pode ajudar a alcançar outro desejo, de se tornar ator.
SAIBA MAIS
Programa de Intercâmbio Estudantil da Sedu
O Programa de Intercâmbio Estudantil foi criado em 2009 e conta hoje com 28 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação.
Em 2010, o programa foi incorporado ao Centro Estadual de Idiomas, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência de estudos no exterior e consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas, permitindo a utilização do idioma estrangeiro em contextos sociais, culturais e profissionais.
Nesta edição, os estudantes foram contemplados com bolsas na modalidade de Curso Intensivo de Línguas (CEI), distribuídas da seguinte forma: 42 bolsas para os Estados Unidos, 123 bolsas para o Canadá e cinco bolsas para o Chile.
Como funciona
Os estudantes passam por um processo de seleção que inclui entre os requisitos um bom aproveitamento nos cursos de inglês ou espanhol, oferecidos nos CEIs.
Eles ficam hospedados em casas de famílias, cuidadosamente selecionadas.
Além da hospedagem, o programa inclui café da manhã e jantar oferecidos pela família anfitriã.
Entre os benefícios, o Curso Intensivo de Língua garante aos alunos Seguro Saúde e ajuda de custo mensal de 400 dólares (cerca de R$ 2.300), entre outros.
Ampliação da oferta
O governador do Estado, Renato Casagrande, ainda anunciou ontem que será ampliada para este ano a oferta de vagas para o programa de intercâmbio, ampliando de 170 para 350 novas oportunidades.
Além disso, novos destinos internacionais serão incluídos, como Inglaterra, Irlanda e Argentina, além dos já tradicionais Estados Unidos e Canadá”.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários