Nota máxima para a Ufes e seis faculdades particulares do ES
A universidade federal, Faesa, Estácio de Sá de Vitória e 4 unidades da Multivix receberam nota 5 em avaliação do Ministério da Educação
Escute essa reportagem
Nota máxima na avaliação para recredenciamento institucional do ensino presencial. Esse foi o resultado que a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e outras faculdades do Estado conseguiram neste ano.
As instituições de ensino foram avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).
Leia também:
Pela primeira vez na história, Ufes conquista nota máxima no MEC
A avaliação de recredenciamento, que é realizada periodicamente, analisa a qualidade de ensino das instituições educacionais a partir de 50 indicadores, que estão relacionados a temas como planejamento e avaliação institucional, infraestrutura, desenvolvimento institucional, entre outros.
No caso da Ufes, o resultado é uma conquista histórica, pois foi a primeira vez que a instituição atingiu o conceito 5 (máximo). A última vez que foi avaliada, em 2010, tinha atingido a nota 4.
O reitor da Ufes, Paulo Vargas, explicou que essa é uma avaliação que ocorre a cada oito ou dez anos, e que foi adiada em função da pandemia de covid-19.
Vargas disse também que foi feita de maneira remota junto à comissão avaliadora e que foram disponibilizados cerca de 1.400 documentos sobre vários assuntos envolvendo os 50 quesitos para serem avaliados.
“É motivo de muito orgulho e muita satisfação. Esse resultado é de um trabalho que vem ocorrendo desde as gestões anteriores. Desde 2010 a universidade tem buscado promover melhorias na sua avaliação. É uma conquista de toda a unidade universitária”, destacou o reitor da Ufes.
Outra instituição de ensino que conseguiu o conceito 5 neste ano foi a Multivix Serra. Leandro Siqueira Lima, diretor-geral da Multivix Serra, e alunos de diversos cursos da instituição, comemoraram a nota máxima.
“Esse resultado foi muito importante para nós porque representa a educação de qualidade que oferecemos à sociedade e aos nossos alunos, e que mostra ainda a qualidade dos nossos cursos, dos nossos docentes e da nossa infraestrutura”, comentou o diretor.
Além da unidade da Serra, conquistaram o conceito máximo as unidades da Multivix de São Mateus, Nova Venécia e Cachoeiro de Itapemirim.
Também obtiveram nota máxima a Faesa e a Estácio da unidade de Vitória. A unidade de Vila Velha desta última passará pelo recredenciamento no próximo ano.
Comentários