X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Cursinhos dão desconto para quem teve boa nota no Enem

Desempenho no exame pode render bolsa de estudo de até 100% em cursos preparatórios na Grande Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cursinhos dão desconto para quem teve boa nota no Enem
Rafael Petrocchi e Bianca Butzlaff usaram a nota do Enem e conseguiram bolsas. Eles querem cursar Medicina |  Foto: Fábio Nunes / AT

O sonho de estudar em certa universidade ou de conseguir passar em determinada graduação pode fazer com que estudantes que tiveram boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não ingressem de primeira no ensino superior.

Para ajudar esses alunos a se prepararem melhor, cursinhos pré-vestibulares da Grande Vitória estão com bolsas que podem chegar a até 100% com a nota do Enem.

Leia mais sobre Educação

O Madan, segundo explicou o diretor de ensino e professor Daniel Rojas, concede desconto sobre o valor da anuidade do curso para o estudante que realizou a prova do Enem 2023, conforme a sua pontuação.

“Em geral, todos os alunos que têm acima de 700 pontos ganham algum desconto. Existe a possibilidade de 100%, mas a nota tem de ser acima de 800 pontos”, explica.

Daniel destaca que esses casos das notas mais altas, em geral, acontecem para os alunos que desejam um curso, como Medicina, ou universidade específica.

“Este ano, por exemplo, a nota de corte da Ufes foi de 807, mas se o aluno tirou 803, mesmo com a nota excelente, ele não consegue ingressar, e resolve tentar mais um ano”.

Os estudantes Rafael Petrocchi e Bianca Butzlaff usaram a nota do Enem e conseguiram bolsas no Madan. Rafael tem bolsa de 100% e Bianca de 80%. O sonho dos dois é cursar Medicina”.

No UP, os descontos, com base na nota do Enem do candidato, também são progressivos para os pré-vestibulares semi-integrais de Medicina e regulares. De acordo com a instituição, a avaliação de desempenho é feita pela direção.

“Consideramos outros critérios, como se o aluno é de escola pública ou particular. Para alunos de escola pública, que também inclui o Ifes, o UP tem uma condição diferenciada e especial”, afirma o diretor da instituição Fábio Portela.

E no Darwin, Marcos Augusto Martins, diretor pedagógico das unidades de Vitória e de Vila Velha, afirmou que é possível utilizar a nota do Enem para conseguir descontos, que também podem chegar a 100%. O desconto é determinado por análise interna.

Fique por dentro

Madan

Possui uma política de desconto que consiste em quanto maior for a nota do Enem maior será o desconto para os cursos pré-vestibular das turmas de Extensivos e Medicina.

O aluno que conseguiu 800 pontos ou mais tem 100% de desconto.

O valor será pago na anuidade e não está incluso o valor do material.

Informações: (27) 99608-9998

UP

Os descontos, com base na nota do Enem do candidato, são progressivos para os pré-vestibulares semi-integrais de Medicina e regulares. De acordo com a instituição, a avaliação de desempenho é feita pela direção, que considera ainda outros critérios como se o aluno vem de escola pública. Alunos de escolas públicas têm condições especiais.

Informações: upvix.com.br / (27) 3325-1001.

Darwin

Descontos com base na nota do Enem podem chegar a 100%.

Para a decisão no valor do desconto, é feita uma análise interna.

O aluno interessado em fazer o cursinho na unidade da capital deve entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Para a unidade de Vila Velha, entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Fonte: Instituições consultadas.

Aprovados no ProUni têm prazo para levar documentos

O Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, teve o resultado da lista de pré-selecionados da primeira chamada divulgado nesta terça-feira (06) no portal do programa.

Para aqueles que se classificaram, o próximo passo a ser feito é entregar a documentação na instituição de ensino superior na qual foi pré-aprovado até o dia 20 de fevereiro. O procedimento tem como objetivo comprovar as informações prestadas na inscrição e pode ser realizado tanto presencialmente na instituição quanto por meio eletrônico.

De acordo com o cronograma, além da primeira chamada, haverá uma segunda no dia 27. Já entre 14 e 15 de março, o candidato pode manifestar o interesse de participar da lista de espera, sendo o resultado desta compartilhado no dia 18 do mesmo mês.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), esta edição do programa, que é a primeira de 2024, oferece 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

No Espírito Santo, o total de bolsas ofertadas foram 7.677, sendo 4.918 integrais e 2.759 parciais.

Para se inscrever no Prouni, o candidato deve ter realizado a edição do Enem de 2023 ou 2022, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Para a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, e para a bolsa parcial, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

É válido registrar que, após a publicação, o site apresentou instabilidade e houve casos de estudantes fazendo reclamações nas redes sociais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: