Chamada Escolar 2026: Sedu inicia convocação da lista de suplência
O contato com os estudantes segue a ordem da lista de espera e é realizado diretamente pelas unidades escolares
Atenção, alunos da rede pública de ensino! A etapa de matrícula dos estudantes que integram a lista de suplência da Chamada Escolar 2026 teve início na última quarta-feira (21) e segue até o dia 6 de fevereiro, de acordo com a disponibilidade de vagas em cada rede de ensino.
As escolas da Rede Pública Estadual que apresentam vagas disponíveis em determinadas séries, anos ou etapas de ensino são contempladas exclusivamente pelo processo após o encerramento da confirmação das matrículas dos estudantes, conforme informa a Secretaria da Educação (Sedu).
É importante que os responsáveis legais fiquem atentos aos procedimentos necessários para a efetivação da matrícula. O contato com os estudantes segue a ordem da lista de espera e é realizado diretamente pelas unidades escolares.
Conforme o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, estão sendo ofertadas para o ano letivo de 2026 aproximadamente 240 mil vagas na Rede Pública Estadual. Dessas, quase 150 mil foram confirmadas apenas durante o período regular de matrícula. O secretário frisou ainda que há vagas suficientes para atender todos os estudantes que estão no aguardo da alocação.
“Grande parte das escolas da Rede Pública Estadual ainda tem vagas disponíveis em determinadas séries, anos ou etapas de ensino. Estamos trabalhando para garantir que todos os estudantes tenham vaga assegurada. Nenhum estudante capixaba ficará sem escola”, afirmou o secretário.
Como forma de ampliar a transparência do processo seletivo e facilitar o acompanhamento dos familiares no chamamento escolar, a Sedu disponibilizou, pela primeira vez, um drive com informações nominais detalhadas das listas de suplência de cada escola da rede pública de ensino. Para conferir, basta acessar o Painel de Suplentes no site da Sedu, por meio do link disponível, e verificar em qual posição o aluno se encontra. O link permanece disponível com a relação de todas as vagas ofertadas e é atualizado diariamente, às 12 horas.
Caso o estudante deseje ingressar em uma escola diferente daquela para a qual foi inicialmente alocado na lista de suplência, ou não tenha solicitado vaga em nenhuma das etapas da Chamada Escolar 2026, a orientação da Secretaria da Educação é que o responsável procure a Superintendência Regional da Educação (SRE) responsável pelo município. No local, será possível receber atendimento e verificar outras opções de escolas com vagas disponíveis.
*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli
Comentários