Capixabas se destacam nas universidades de São Paulo
Alunos contam que se dedicaram bastante para passar em instituições tradicionais como a USP e a Unicamp
Escute essa reportagem
Após meses de dedicação, estudantes do Espírito Santo comemoram a aprovação em vestibulares de tradicionais e conceituadas universidades paulistas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Breno Borges Zanoni, Raissa dos Santos e Pedro Soneghet Pimenta são alguns exemplos de jovens que tiveram essa conquista. Alunos da Escola Madan, os três foram aprovados para Medicina.
“Foi uma preparação bem intensa. Desde o início do ano comecei a estudar e progredir nas horas de estudo. Cheguei a estudar mais de 14 horas por dia, durante vários dias seguidos. Apesar disso, sempre foquei em manter os cuidados com minha saúde física e mental”, comentou Breno.
Ele participou pelo processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e ingressará na USP.
“O que mais me chama atenção é a vasta gama de alunos competentes, extremamente dedicados e abertos à realização de pesquisas inovadoras. Isso é complementado pela estrutura da USP, que oferece grande parte das ferramentas necessárias para desenvolver esses estudos”, completou.
Já Pedro, 19, afirmou ter conseguido a aprovação na Unicamp, instituição que sempre esteve entre as suas primeiras opções por ser uma das melhores faculdades do País no curso de Medicina.
“Recebi mensagens de amigos antes de saber que o resultado já estava disponível, então demorou para cair a ficha, mas quando caiu, foi só felicidade e comemoração”.
Raissa, 19, contou que foi surpreendida pela aprovação nas duas universidades.
“Estou me sentindo a pessoa mais feliz e realizada do mundo. É como se fosse uma recompensa por toda a abdicação que tive que ter ao longo do ano passado, porque passar em Medicina não é impossível, mas também não é fácil… Precisei de muito esforço!”.
Quem também fez bonito nos vestibulares foi Eduardo de Angeli, 18, aluno do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha. Ele estudará no curso de Direito da USP, que sempre foi seu objetivo, e está com altas expectativas. “É uma vida nova. Estou muito animado, serão novas experiências”.
Eles se destacaram
Aprovado em Medicina
Caio Martins, 18, conseguiu a tão sonhada aprovação na Unicamp para Medicina e está radiante. “Estudo desde o 1° ano com bolsa integral no Centro Educacional Leonardo da Vinci, através do Instituto Ponte, e essa bagagem ao longo dos três últimos anos foi essencial para que eu passasse”.
Ele disse que quanto mais pesquisou sobre a instituição, mais se encantou. “Fiquei apaixonado pela estrutura, pelos projetos, pelas oportunidades oferecidas e, principalmente, pelo modo como a universidade se posiciona, trabalhando para uma educação pública plural e democrática”.
Segundo lugar
Helena Hegner de Almeida, 18, foi aprovada em segundo lugar para o curso de Nutrição e Metabolismo na USP. A jovem contou que ficou surpresa e feliz com o resultado, ainda mais pela faculdade ser bastante renomada.
Aluna do Centro Educacional Leonardo da Vinci, ela contou que sua primeira opção de curso é Medicina, e assim, está no aguardo de resultados de outras faculdades. Helena afirmou que deu grande foco para instituições do Estado.
Comentários