Professores comentam questões do primeiro dia de provas do Enem
Questões exigiram conhecimento da cultura popular, como, por exemplo, a cantora Rita Lee e a série “Guerra dos Tronos”
Escute essa reportagem
No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos de primeira viagem e aqueles que estão tentando mudar o rumo profissional tiveram 5h30 para resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, em um total de 90 questões, além da Redação.
Professores do Madan ouvidos por A Tribuna avaliam que o exame exigiu muita leitura, com questões extensas e grande parte em prosa. “A prova de Linguagens foi bastante interpretativa, como tem sido a tendência do Enem ao longo dos últimos anos, e trouxe várias questões voltadas para a cultura popular: o grupo Racionais MC's, a série 'Guerra dos Tronos', a cantora Rita Lee e variação linguística do português”, destacou Iana Lima, professora de Linguagens.
Ela observou ainda que a pauta identitária também esteve presente, e isso pôde ser observado inclusive no tema da Redação: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
“Neste sentido, além da coletânea de textos motivadores, as próprias questões poderiam trazer ideias de teses para a defesa de ponto de vista dos textos”.
Já em Geografia, segundo o professor da disciplina Diogo Varejão, as questões priorizaram o caráter social e a interação entre o homem e o ambiente.
“A presença de questões sobre inundações e a relação com o espaço físico urbano, assim como as discussões sobre políticas climáticas, revela uma abordagem voltada para os desafios ambientais urbanos, algo que dialoga diretamente com a realidade dos estudantes”.
No componente curricular de História, a edição deste ano, segundo a professora de História, Alba Valéria, apresentou um nível de dificuldade moderado.
“Além de avaliar a capacidade de interpretação, o Enem 2024 exigiu a análise crítica e a compreensão das dinâmicas sociais no Brasil. Ficou evidente a valorização do ponto de vista histórico dos povos colonizados, sobretudo dos negros e indígenas, em detrimento da história tradicional eurocêntrica, contada pelos colonizadores”.
Tema da Redação
“A pauta identitária também esteve muito presente, e isso pôde ser observado inclusive no tema da Redação, 'Desafios para a valorização da herança africana no Brasil'”.
Iana Lima, professora de Linguagens
Território e lugar
“As categorias geográficas clássicas foram bem delineadas, como território e lugar, que ajudam a conectar os estudantes aos temas da afetividade e do poder dentro da geografia humana”.
Diogo Varejão, professor de Geografia.
Bom conteúdo
“A prova estava bem elaborada, com conteúdo diversificado e multidisciplinar. Além disso, enfatizou a interconexão entre os eventos históricos e a formação da sociedade contemporânea”.
Alba Valéria, professora de História.
Domingo tem mais uma prova
Enem
A aplicação Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará no próximo domingo, 10 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática.
Gabarito
O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro.
Divulgação do resultado previsto para o dia 13/01/2025.
Fonte: Inep.
Comentários