Porto Central: obras de novo porto no Sul do Espírito Santo avançam
Porto Central, que terá um dos maiores terminais da América Latina, entre outros, já está com parte da área terraplanada
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Os primeiros passos para o início da dragagem na área do Porto Central, em construção no município de Presidente Kennedy, no Sul do Estado, estão sendo dados nesta semana, com perspectiva de operação do processo ainda neste ano.
Neste momento, os trabalhos se concentram na retirada e estruturação de pedras necessárias para a instalação da draga, que vai puxar sedimentos como rochas e areia acumulados no fundo da costa, criando a profundidade necessária para que navios de grande porte consigam atracar.
Na última quinta-feira (28), o vice-governador Ricardo Ferraço visitou as obras, que também avançam na terraplanagem, processo em que o terreno é nivelado para que as construções sejam erguidas posteriormente.
O porto, segundo Ricardo, permite evoluir na direção de iniciar os estudos de um novo parque logístico, voltado ao desenvolvimento da região Sul do Estado. “Os impactos positivos na criação de empregos e renda não serão apenas em Kennedy. Todo o entorno vai ser beneficiado”, comenta o vice-governador.
O projeto conta com quatro terminais de cargas: de contêineres, de grãos, de líquidos e de gás. O primeiro, voltado ao agronegócio, vai aproximar a produção do Centro-Oeste brasileiro à logística do Estado, servindo como rota para exportar soja e milho vindos desses estados, segundo o presidente do Conselho de Administração do Porto Central, José Maria de Novaes.
A previsão é de que a carga chegue ao terminal pela malha rodoviária e, futuramente, pela ferrovia EF-118, ainda em fase de concessão. O terminal de grãos está sendo projetado para movimentar cerca de 24 milhões de toneladas de grãos por ano.
O porto firmou ainda entendimento para tornar viável o maior terminal de contêineres da América Latina, projeto que será desenvolvido junto à consultoria Praxys.

A construção, segundo a empresa, vai requisitar a contratação direta de 1.295 profissionais no pico das obras, até 2027, data prevista para conclusão da primeira fase. O objetivo é que 70% da mão de obra seja contratada localmente, ou seja, no município ou nas cidades vizinhas.
Serão, ao todo, R$ 2,6 bilhões em investimentos nesta fase inicial, para a construção da infraestrutura portuária que possibilitará a exportação de petróleo, fator que se beneficiará com a exploração na Bacia de Campos.
Porto Central
Obras
As obras para a construção do Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do Estado, tiveram início no começo de dezembro de 2024.
A Fase atual contempla a construção da infraestrutura portuária necessária para um terminal de granéis líquidos de águas profundas.
O terminal será dedicado ao transbordo de petróleo entre navios (ship-to-ship), em área protegida, operando com embarcações de grande porte como os Very Large Crude Carriers (VLCCs).
A proposta é de que ele seja um dos maiores complexos portuários da América Latina, com uma área de 1.800 hectares e investimento inicial de R$ 2,6 bilhões.
Terminais
Além do terminal de granéis líquidos, o porto vai receber outros três terminais de cargas: de contêineres, de grãos e de gás, segundo o presidente do Conselho de Administração, José Maria de Novaes.
Soja e milho vindos da região Centro-Oeste do País terão o porto como rota para exportação.
O terminal de grãos está sendo projetado para movimentar cerca de 24 milhões de toneladas de produção por ano, sendo 4 milhões de toneladas no período inicial.
A previsão é de que a carga chegue ao terminal pela malha rodoviária e, futuramente, pela ferrovia EF-118, ainda em fase de concessão.
Fonte: Porto Central.
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