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Economia

Ovo líquido e picles de quiabo. Conheça novidades na culinária capixaba

Outras novidades feitas no Estado são o barbecue de banana e os pães de açaí e de café, com baixo nível de carboidrato


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A criatividade está em alta na cozinha. Pastel de pão com linguiça, picles de quiabo, barbecue de banana, ovo líquido, pães de açaí e café estão entre as novidades. 

O chef de cozinha Estevão Annechini Ruy criou um prato novo. Trata-se de uma linguiça que vai dentro de um pão de alho,  que vai dentro de um pastel de vento, de 40 centímetros.  

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Ele foi  fazer uma palestra em João Neiva   e foi na volta que surgiu a ideia de criar o prato. “Resolvi comer um pastel e minha esposa um pão com linguiça na Parada  Ibiraçu. Então pensei, porque não juntar os dois? Eu fiquei com vontade de comer o dela e ela o meu”.

Imagem ilustrativa da imagem Ovo líquido e picles de quiabo. Conheça novidades na culinária capixaba
Estevão com uma de suas criações, o pastel de pão de alho, linguiça e muito queijo: chef se inspirou em famoso pastel de Ibiraçu para batizar seu prato, no qual provocou. A resposta foi surpreendente e veio na forma de elogio e convite |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Em homenagem ao negócio que inspirou o prato, ele se chama “Chora Ibiraçu”, contou o chef rindo. Segundo ele,  o nome foi escolhido porque a criação ficou “melhor que o pastel de Ibiraçu”, nas palavras dele. A Parada Ibiraçu aprovou a brincadeira (a reação completa está no quadro abaixo). 

Já Daniela Gurgel, moradora de Laranja da Terra,  sempre foi criativa, mas a necessidade a fez inovar. Ela  percebeu que para viver da roça teria que buscar uma forma de agregar valor aos produtos colhidos no campo. 

“Temos plantação de quiabo. Em 2018, o quilo do quiabo estava custando 40 centavos. Comecei a pensar sobre o que fazer para ganhar mais com ele.  Eu tinha estudado muito sobre geleias e conservas para a nossa agroindústria  e testei o picles de quiabo, que ficou uma delícia”.  

Ela também criou o barbecue de banana, após vender a caixa de 25 quilos da fruta   por R$ 8, cujo lucro era pouco. “Fui para cozinha e  fiz os testes e a gente tem vendido bastante”.  Formada em gastronomia, ela explicou que  defuma a banana nanica madura e usa outros condimentos.

Há ainda uma expectativa para comercialização de ovo líquido no Estado para pessoas físicas.  Trata-se do ovo quebrado, vendido com clara e a gema separas. Praticidade que  facilita a realização de receitas por exemplo. Atualmente esse produto é voltado para indústrias.

Parada Ibiraçu

A Parada Ibiraçu parabenizou o chef  Estevão Annechini Ruy pela criatividade. “Sentimos o reconhecimento do nosso trabalho ao sermos inspiração para outros pratos”,  destacou o sócio-proprietário das franquias Parada Ibiraçu, Thiago Pignaton. 

“Estamos ansiosos para provar o pastel dele. E fica o convite para ele provar mais alguns dos nossos, porque nos comprometemos a criar  novos sabores também”, adiantou.

 Recheios Variados

Pães de açaí e café

A chef padeira Camila Ramos, 43 anos, criou  pães  de café e  açaí.   Além desses ingredientes,  as massas levam farinha de grão-de-bico, de feijão-branco, de arroz, de psylliun,  de linhaça,  de fécula, além de azeite extravirgem, ovos, sal e água.

Os dois  pães, segundo ela, são  fofinhos, sem trigo, sem lactose e sem açúcar.  “O pão de café ficou com cheiro e gosto como se fosse um cappuccino forte. Já o de açaí está com uma cor linda e você sente a diferença no sabor, puxando para o  adocicado da fruta”, contou a dona da Be Leve.

Embalagem é ponto-chave para a venda, diz especialista

Além da curiosidade, vários outros fatores interferem na decisão de compra do consumidor, que é muito mais emocional do que racional, conforme lembrou o especialista em neuromarketing e doutor em neurociência, Elbert Oliveira.

Ele explicou que a embalagem é ponto chave. “Ela tem que fazer contato com os cinco sentidos do cliente. Tem que acionar a emoção. É o contato que o cliente tem com o produto antes de comprar”. 

O posicionamento do produto é outro ponto que precisa ser pensado. Ele aponta as gôndolas de doces e balas que ficam perto do caixa, nos supermercados, como exemplo. E destaca que ela fica em uma posição estratégica, já que estará perto do cliente quando ele estiver cansado de fazer compras e seu cérebro racionando energia.

“Quando chega ao caixa, o cliente já está pensando menos, logo levar um doce é um impulso emotivo”. Além disso, o produto precisa estar onde o cliente em potencial está. “Nem todo produto é para todo cliente”.

SAIBA MAIS

Invenção x inovação 

Invenção é criar algo  novo, trazer ao mundo um produto que ainda não existe. Já inovação é  juntar coisas que já existem para fazer algo novo. Consiste na melhoria de um serviço, produto ou processo.

Criatividade

 É uma das habilidades humanas valorizadas atualmente. E tende a ser cada vez mais valorizada. Ela contribui para novas ideias, visão crítica e disrupção (mudança de curso).

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Viajar, ler, conversar, participar de experiências diferentes e experimentar novidades contribuem para isso.

Memória afetiva

Para decidir se experimenta ou não um produto, o consumidor acaba utilizando sua memória afetiva. Aqueles produtos que têm ingredientes que o consumidor gosta, têm mais chance de ser aceito.

Fonte: pesquisa AT, especialistas citados na reportagem

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