X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • COPA DO MUNDO DE CLUBES
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • Polícia
    • Economia
    • Política
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • PROJETOS
    • ENTRE PRATOS & VINHOS
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • CUIDE-SE BEM
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Negócio Rural
    • 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA
    • Prêmio Artesanato
    • TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS
    • Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • Entre Pratos & Vinhos
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VIVA MAIS
    • SUPERAÇÃO
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 19°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Ovo líquido e picles de quiabo. Conheça novidades na culinária capixaba

Outras novidades feitas no Estado são o barbecue de banana e os pães de açaí e de café, com baixo nível de carboidrato

foto autor
Verônica Aguiar, do jornal A Tribuna
09/05/2023 - 10:41

Ouvir

Escute essa reportagem

A criatividade está em alta na cozinha. Pastel de pão com linguiça, picles de quiabo, barbecue de banana, ovo líquido, pães de açaí e café estão entre as novidades. 

O chef de cozinha Estevão Annechini Ruy criou um prato novo. Trata-se de uma linguiça que vai dentro de um pão de alho,  que vai dentro de um pastel de vento, de 40 centímetros.  

Leia mais notícias aqui

Ele foi  fazer uma palestra em João Neiva   e foi na volta que surgiu a ideia de criar o prato. “Resolvi comer um pastel e minha esposa um pão com linguiça na Parada  Ibiraçu. Então pensei, porque não juntar os dois? Eu fiquei com vontade de comer o dela e ela o meu”.

Imagem ilustrativa da imagem Ovo líquido e picles de quiabo. Conheça novidades na culinária capixaba
Estevão com uma de suas criações, o pastel de pão de alho, linguiça e muito queijo: chef se inspirou em famoso pastel de Ibiraçu para batizar seu prato, no qual provocou. A resposta foi surpreendente e veio na forma de elogio e convite |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Em homenagem ao negócio que inspirou o prato, ele se chama “Chora Ibiraçu”, contou o chef rindo. Segundo ele,  o nome foi escolhido porque a criação ficou “melhor que o pastel de Ibiraçu”, nas palavras dele. A Parada Ibiraçu aprovou a brincadeira (a reação completa está no quadro abaixo). 

Já Daniela Gurgel, moradora de Laranja da Terra,  sempre foi criativa, mas a necessidade a fez inovar. Ela  percebeu que para viver da roça teria que buscar uma forma de agregar valor aos produtos colhidos no campo. 

“Temos plantação de quiabo. Em 2018, o quilo do quiabo estava custando 40 centavos. Comecei a pensar sobre o que fazer para ganhar mais com ele.  Eu tinha estudado muito sobre geleias e conservas para a nossa agroindústria  e testei o picles de quiabo, que ficou uma delícia”.  

Ela também criou o barbecue de banana, após vender a caixa de 25 quilos da fruta   por R$ 8, cujo lucro era pouco. “Fui para cozinha e  fiz os testes e a gente tem vendido bastante”.  Formada em gastronomia, ela explicou que  defuma a banana nanica madura e usa outros condimentos.

Há ainda uma expectativa para comercialização de ovo líquido no Estado para pessoas físicas.  Trata-se do ovo quebrado, vendido com clara e a gema separas. Praticidade que  facilita a realização de receitas por exemplo. Atualmente esse produto é voltado para indústrias.

Parada Ibiraçu

A Parada Ibiraçu parabenizou o chef  Estevão Annechini Ruy pela criatividade. “Sentimos o reconhecimento do nosso trabalho ao sermos inspiração para outros pratos”,  destacou o sócio-proprietário das franquias Parada Ibiraçu, Thiago Pignaton. 

“Estamos ansiosos para provar o pastel dele. E fica o convite para ele provar mais alguns dos nossos, porque nos comprometemos a criar  novos sabores também”, adiantou.

 Recheios Variados

Pães de açaí e café

A chef padeira Camila Ramos, 43 anos, criou  pães  de café e  açaí.   Além desses ingredientes,  as massas levam farinha de grão-de-bico, de feijão-branco, de arroz, de psylliun,  de linhaça,  de fécula, além de azeite extravirgem, ovos, sal e água.

Os dois  pães, segundo ela, são  fofinhos, sem trigo, sem lactose e sem açúcar.  “O pão de café ficou com cheiro e gosto como se fosse um cappuccino forte. Já o de açaí está com uma cor linda e você sente a diferença no sabor, puxando para o  adocicado da fruta”, contou a dona da Be Leve.

Embalagem é ponto-chave para a venda, diz especialista

Além da curiosidade, vários outros fatores interferem na decisão de compra do consumidor, que é muito mais emocional do que racional, conforme lembrou o especialista em neuromarketing e doutor em neurociência, Elbert Oliveira.

Ele explicou que a embalagem é ponto chave. “Ela tem que fazer contato com os cinco sentidos do cliente. Tem que acionar a emoção. É o contato que o cliente tem com o produto antes de comprar”. 

O posicionamento do produto é outro ponto que precisa ser pensado. Ele aponta as gôndolas de doces e balas que ficam perto do caixa, nos supermercados, como exemplo. E destaca que ela fica em uma posição estratégica, já que estará perto do cliente quando ele estiver cansado de fazer compras e seu cérebro racionando energia.

“Quando chega ao caixa, o cliente já está pensando menos, logo levar um doce é um impulso emotivo”. Além disso, o produto precisa estar onde o cliente em potencial está. “Nem todo produto é para todo cliente”.

SAIBA MAIS

Invenção x inovação 

Invenção é criar algo  novo, trazer ao mundo um produto que ainda não existe. Já inovação é  juntar coisas que já existem para fazer algo novo. Consiste na melhoria de um serviço, produto ou processo.

Criatividade

 É uma das habilidades humanas valorizadas atualmente. E tende a ser cada vez mais valorizada. Ela contribui para novas ideias, visão crítica e disrupção (mudança de curso).

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Viajar, ler, conversar, participar de experiências diferentes e experimentar novidades contribuem para isso.

Memória afetiva

Para decidir se experimenta ou não um produto, o consumidor acaba utilizando sua memória afetiva. Aqueles produtos que têm ingredientes que o consumidor gosta, têm mais chance de ser aceito.

Fonte: pesquisa AT, especialistas citados na reportagem

Ícone tags Tags alimentação comida Criatividade Inovação
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM