X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Mutirão para negociar conta de água, luz e limpar nome no ES

Nova etapa do esforço do governo para tirar população do vermelho inclui dívidas não bancárias e começa a valer na segunda-feira (24)


Imagem ilustrativa da imagem Mutirão para negociar conta de água, luz e limpar nome no ES
Conta de luz é um dos pagamentos que podem ser negociados na iniciativa |  Foto: Divulgação

Consumidores com dívidas em atraso com bancos, financeiras, lojas, empresas de telecomunicação, água e energia elétrica, entre outras, terão a chance de renegociar o pagamento do débito no mutirão nacional de negociação de dívidas Renegocia, que começa segunda-feira e vai até 11 de agosto.

 As renegociações poderão ocorrer de forma on-line, pelo portal consumidor.gov.br, ou presencialmente, nos Procons estaduais e municipais. O mutirão surge logo após o lançamento do programa Desenrola Brasil, voltado para renegociação de dívidas bancárias. 

Leia mais notícias de Economia aqui

A diferença entre os dois programas é que, no caso do Renegocia, não há limite de renda ou do valor da dívida. Além disso, o mutirão abrange não só as dívidas com instituições bancárias, como também débitos com comércio, concessionárias de água, luz e telefonia.

 A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), a Vivo, a EDP e a  Tim confirmaram participação no mutirão. A Cesan ainda informou que  seus clientes  também  poderão renegociar dívidas  nos escritórios de atendimento municipais da Companhia.   

“Qualquer pessoa que tenha uma dívida e queira renegociar, pode procurar o mutirão. Nós do Procon de Vitória faremos atendimentos mediante agendamento, que pode ser feito no site da prefeitura”, explicou a gerente do Procon de Vitória, Raquel Vionet. 

O Procon estadual informou que também realizará atendimento via agendamento,  no site agenda.es.gov.br, caso deseje ser atendido na sede do órgão estadual, ou no site facefacil.es.gov.br para atendimentos no Faça Fácil de Cariacica. 

Já a Defensoria Pública e o Procon Cariacica informaram que já fazem atendimentos de renegociação de dívidas de forma cotidiana em suas sedes, com este último destacando que o atendimento também pode ser feito via WhatsApp  (27) 98148-0330 ou pelo  e-mail  [email protected]

Já o Procon da Serra informou que está analisando as condições do Renegocia e buscando informações sobre as empresas que participam do programa. O órgão informou  que  vai participar das ações, que vêm a se juntar às que são executadas dentro desse tema.

 E destacou que realizará hoje um mutirão em Boa Vista II, das 9 horas às 16 horas, para renegociação de dívidas referentes à Dacasa Financeira e à Cesan.


Caixa diz ter renegociado R$ 51 milhões em dívidas

A Caixa Econômica Federal informou que já renegociou mais de R$ 51 milhões em dívidas nos três primeiros dias do programa Desenrola Brasil. 

Foram mais de 22 mil clientes atendidos pelo banco público e 10 mil contratos fechados. Ainda há espaço para aumentar o número de renegociações uma vez que a Caixa informa que há 13 milhões de clientes com dívidas.

Segundo a presidente da Caixa, Rita Serrano, o acesso à página do banco na internet subiu de 69 mil acessos diário para mais de 1 milhão “e a maioria procurando informações do Desenrola”.

Rita Serrano acrescentou que o banco ampliou de 96 para 120 meses o prazo máximo para o pagamento das prestações da renegociação, o que dá 10 anos.

 “As pessoas terão duas opções. Elas podem fazer a quitação da dívida com 90% de desconto ou elas podem parcelar isso em 120 meses”, explicou a presidente da Caixa, Rita Serrano.

SAIBA MAIS

O que é o Renegocia?

O Renegocia é um mutirão de negociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessíveis.

Quais dívidas podem ser negociadas no Renegocia?

O mutirão abrange dívidas de diferentes setores, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros.

Quais documentos devo levar para participar?

O consumidor deve ser o titular da dívida e apresentar, na hora do atendimento, os seus documentos pessoais como carteira de identidade, CPF e documentos relacionados à dívida, como contrato, fatura e boleto.

É possível renegociar pelo site?

O consumidor também poderá participar por meio da plataforma consumidor.gov.br. A ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida.


Renegociação com as empresas

Cesan

No período do mutirão, estarão disponíveis condições especiais –  para todos os clientes – que são a isenção de juros e multa das faturas vencidas e a isenção da correção do parcelamento. Todo o débito poderá ser efetivado em até 60 parcelas iguais, sendo uma entrada com vencimento em até um dia após a formalização do parcelamento e o restante em parcelas sucessivas mensais.

Os clientes podem renegociar dívidas nos Escritórios de Atendimento da Cesan. Na Grande Vitória, ficam localizados nos seguintes endereços:

Vitória: Rua Marcellino Duarte, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Vila Velha: Rua Henrique Moscoso, 1375, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Serra: Primeira Avenida, 170, Parque Res. Laranjeiras. Atendimento de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Cariacica (Faça Fácil): Rod. Leste-Oeste, 154, Santo André. Atendimento de segunda a sexta, das 8 às 17h, e sábados, das 8 às 13h.

Viana (É Pra Já): Rua Espírito Santo, Marcílio de Noronha. Atendimento de segunda a sexta, das 8 às 17h.

Vivo

A empresa informou que o cliente pode renegociar dívidas pelo site https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/minha-fatura/negociacao-de-debitos), em que também há orientações  sobre negociação de débitos e/ou contestação.

Procon-ES

Os consumidores podem renegociar indo à sede, na Av. Jerônimo Monteiro, 935, Centro; ou a agência do Faça Fácil, em Cariacica.

Fonte: Governo federal, Procon-ES e instituições citadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: