IBGE abre mais de 540 vagas para trabalhar no Censo 2022 no ES
As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (25) nos postos do IBGE. Veja como se inscrever
Escute essa reportagem

Novas vagas foram abertas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para interessados em trabalhar no Censo 2022. No Espírito Santo, são 539 oportunidades para a função de recenseador e ouras três para agente censitário.
De acordo com o IBGE, as vagas para recenseador são para atuar em 29 municípios capixabas, enquanto que as vagas para agente censitário estão divididas da seguinte forma: uma em Itaguaçu e duas em Santa Maria de Jetibá.
As inscrições, sem taxas, vão até a próxima sexta-feira (25) e devem ser feitas presencialmente nos locais indicados nos postos do IBGE em cada município (veja o arquivo abaixo).
Os candidatos passarão por um treinamento antes de serem contratados para o trabalho de campo.
Aposentados da União, do Estado ou dos municípios podem ser contratados, segundo a Medida Provisória (MP) 1.141, publicada no Diário Oficial da União em 21/11/22.
Escolaridade e salário
Para o cargo de agente censitário supervisor, a escolaridade exigida é o nível médio completo.
Para o cargo de recenseador, a escolaridade exigida é o nível fundamental completo.
A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas semanais.
A remuneração do recenseador é por produção, de acordo com o número de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário e o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra).
Um simulador para calcular a remuneração do recenseador está disponível no site do Censo 2022 (acesse aqui)
Além dos auxílios treinamento e locomoção, o recenseador tem direito a salário família (para quem tem filhos até 14 anos), férias proporcionais e gratificação natalina proporcional.
Comentários