X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Estudo revela os 25 cargos com maior procura para empregos

Estudo revela as funções para as quais as empresas mais contratam, entre elas analista de privacidade, vendedor e designer


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estudo revela os 25 cargos com maior procura para empregos
Estudo revela as funções para as quais as empresas mais contratam, entre elas analista de privacidade, vendedor e designer. |  Foto: Canva

Um levantamento realizado pela rede social LinkedIn  apontou os 25 cargos que vão estar em alta este ano, com mais oportunidades no mercado de trabalho.  

Com base no material, a reportagem regionalizou um estudo, ouvindo profissionais da área de gestão de pessoas do Espírito Santo. 

 Entre as funções estão vendedor,  analista de privacidade, especialista em vendas em plataformas digitais, engenheiro de dados, analista financeiro e comprador. 

Anna Sabbatini, 25 anos, por exemplo,  trabalha como  analista de SEO (otimização para motores de busca), uma das profissões citadas pelos especialistas.

“Eu sou formada em comunicação, mas sempre curti dados e estatística. Foi quando eu descobri o SEO, que é basicamente gerenciamento de sites com base em conteúdo otimizado para ferramentas de busca como o Google”, contou. 

Ela detalhou: “O meu trabalho é conseguir fazer o usuário encontrar o meu cliente entre os principais sites quando ele pesquisa algo no Google. Nós fazemos projeções com tendências de busca, o que os usuários desejam encontrar e como querem encontrar, e montamos estratégias de performance com base nisso”.

O vice-presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, destacou que o segmento passou por muitas mudanças e  que o vendedor continua sendo muito necessário, mas que agora o mercado exige dele mais qualificação.

Leia mais em:

2.443 vagas em lojas, escritórios e hospitais para contratação imediata

ES abre mais de 1.300 vagas de estágio com bolsa de R$ 657,10

Outra área que ele destacou foi a de tecnologia e marketing digital. “Mudou a forma de se comunicar com o cliente, de apresentar o produto. O cliente hoje já chega para comprar sabendo praticamente tudo sobre o produto. A informação que o cliente adquiriu faz com que o atendimento seja mais qualificado, ético e cuidadoso”.

Já a especialista em gestão de pessoas Gisélia Freitas frisou que a área da saúde continuará em alta, principalmente para profissionais como técnico em enfermagem e  enfermeiros. Segundo ela, há muitos profissionais desistindo da área e empresas com vagas abertas sem conseguir quem as preencha. 

Já a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES), Neidy Cristo, destacou que a Lei Geral de Proteção de Dados aumentou ainda mais a procura por profissionais na área de cibersegurança.

MARKETING DIGITAL

Imagem ilustrativa da imagem Estudo revela os 25 cargos com maior procura para empregos
|  Foto: Kadidja fernandes/AT

O especialista em marketing digital Lucas Calazans, 31, contou que já recebeu várias ofertas de emprego. Chegou até a trabalhar com carteira assinada, mas escolheu poder prestar serviço para várias empresas. 

“É uma área com várias possibilidades. Posso atender o mundo inteiro, consigo ter estabilidade financeira e ainda faço meus horários.” 

Na prática, ele utiliza seu conhecimento e ferramentas adequadas para ajudar as empresas a vender seus produtos ou serviços.


AS 25 FUNÇÕES


1. Analista de privacidade

É um profissional que passou a ser ainda mais requisitado com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O profissional desenvolve procedimentos para desenvolver procedimento em prol da  privacidade e proteção dos dados. 

2. Vendedor

O profissional ganha ainda mais responsabilidade a medida que as informações sobre o produto estão disponíveis. Ele precisa ir além, buscar mais informações e saber resolver a dor do cliente.  

3. Designer de conteúdo

O profissional trabalha criando conteúdo  com o objetivo de proporcionar ao seu público uma experiência diferenciada. A ideia é  contribuir com o público transformando-o em cliente. Para isso busca informações como as necessidades e até mesmo os sentimentos de quem está do outro lado.  

4. Especialista em vendas em plataformas digitais

O profissional desenvolve estratégias para o aumento das vendas. Para isso analisa concorrentes e  entende como ocorre a  trajetória dos clientes nos sites, por exemplo.    

5. Engenheiro de dados

Transforma dados nos mais diversos formatos, facilitando o uso, convertendo as informações em recurso de grande utilidade para as empresas. Ele monitora recuperação, armazenamento e distribuição.

6. Analista de desenvolvimento de sistemas

Ele cria programas de acordo com a necessidade dos clientes. 

7. Desenvolvedor 

Ele cria softwares, aplicativos e  sistemas para ajudar empresas a realizar as próprias atividades, por exemplo.   

8. Analista de TI

É responsável pela  infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI) de uma empresa  e desenvolve atividades como dar suporte aos usuários de um sistema e garante o tráfego das informações, por exemplo.  

9. Especialista em experiência do cliente

Ele trabalha para melhorar a experiência do clientes em todo seu percurso em contato com a empresa. 

10. Analista de sucesso do cliente

O profissional  busca saber o retorno dos clientes em relação ao produto ou serviço adquirido, analisa dados de satisfação, entre outras atividades.  

11. Redator SEO

Ele tem o domínio de técnicas e ferramentas para construir conteúdo de forma que ele vá para a  primeira página dos buscadores da internet, por exemplo. 

12. Análista de SEO

Entre outras atividades, fazem projeções com tendências de busca. Entendem o que os usuários desejam e como querem encontrar e montam estratégias de performance com base nisso. Se responsabilizam pelas estratégias de atração.  

13. Especialista em marketing digital

Cria estratégias de comunicação online para vender produtos os serviços, usando técnicas  e ferramentas adequadas para cada  caso.  

14. Analista de gestão de pessoas

Cada vez mais as marcas tem se atentado para a importância de ter diversidade dentro de suas empresas, o que gera inclusive maior produtividade.  

15. Analista de recrutamento e seleção

Após a  pandemia, a  sociedade passou a valorizar mais a qualidade de vida e os profissionais que trabalham com recrutamento e seleção acabam sendo mais requisitados. 

16. Enfermeiro

Após a pandemia, o número de oportunidades de emprego na área aumento9u após um aumento de enfermeiros desejando mudar de profissão por conta da intensificação de problemas como depressão e ansiedade nos profissionais.  

17. Técnico em enfermagem

O profissional é necessário no atendimento aos pacientes. 

18. Psicólogo 

A saúde mental tem sido uma preocupação cada vez maior das empresas, o que cria mais oportunidades para esses profissionais. 

19. Médico

A profissão se mantém em alta, já que é considerada essencial. 

20. Especialista em cibersegurança 

Ele trabalha em com o objetivo de dar mais segurança  às redes de informação.

21. Analista de sustentabilidade 

Ele tem como objetivo fortalecer a cultura de sustentabilidade corporativa. Entre suas ações está desenvolver projetos socioambientais.

22. Controller 

O profissional é focado no desenvolvimento de estratégias financeiras, econômicas de uma empresa. 

23. Analista financeiro

O profissional analisa, planeja e gere recursos. 

24. Comprador

É responsável por fazer as compras de uma empresa, o que envolve negociação para buscar os produtos com melhor custo benefício. 

25. Técnico em logística

Atua planejando e organizando as movimentações da empresa, tanto de materiais quanto de produtos necessários para o seu funcionamento, por exemplo. 

Fonte: especialistas citados na reportagem e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: