ES vai ter 1.500 novas lojas e contratação de 6 mil vira desafio
Melhora do ambiente econômico capixaba e aumento da confiança dos empresários é o motivo. Contratação é o desafio para empresas
Escute essa reportagem
Impulsionado por incentivos fiscais, aumento da confiança empresarial e bom desempenho econômico, o comércio varejista do Espírito Santo projeta a abertura de cerca de 1.500 novas lojas dentro dos próximos 12 meses.
A expectativa é de que a movimentação resulte na criação de cerca de 6 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, com destaque para setores como vestuário, supermercados e academias de ginástica. A estimativa é de dirigentes da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
O vice-presidente da entidade, José Carlos Bergamin, destaca que o Espírito Santo tem atraído investidores de outras regiões, como São Paulo e Rio, tanto pela localização estratégica quanto pela percepção de maior segurança e estabilidade.
“O Estado está no Sudeste, mas tem características econômicas que se assemelham a regiões beneficiadas do Nordeste. A combinação de logística, incentivos e ambiente político favorável está estimulando a chegada de novas redes”.
O presidente honorário da Fecomércio e diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Lino Sepulcri, afirmou que o cenário é positivo, principalmente para micro e pequenos empreendedores, que devem responder por 98% das aberturas de novas lojas.
“Estamos em um ciclo de recuperação. Os números mostram que há crescimento, surgimento de novos pontos comerciais e um ambiente propício ao investimento”, disse o empresário.
Sepulcri lembrou que o Estado teve o maior crescimento do varejo no Sudeste do País, no primeiro trimestre do ano. Além disso, houve aumento da confiança dos empresários, de acordo com dados do relatório Connect Fecomércio.
No Polo de Moda da Glória, em Vila Velha, a movimentação já é perceptível. De acordo com Glenda Amaral, presidente da Associação dos Comerciantes da Glória (Uniglória) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) do município, diversas lojas de roupas e calçados estão em processo de abertura.
Uma das novas empresárias é Panmella Gomes, de 39 anos, que inaugura, neste mês, sua terceira loja de roupas, voltada ao público plus size.
Mais 20 estabelecimentos

Serão abertas, no Shopping Vitória, 20 novas lojas, segundo o diretor-geral do empreendimento, Raphael Brotto. A ampliação será com a chamada Ala Parque, onde funcionava a Lojas Americanas. “A área terá 14 novas lojas, com inéditas e exclusivas, que começam a funcionar possivelmente no final de outubro”.
Em outras áreas do shopping, serão mais quatro lojas. O objetivo é ampliar o mix de lojas e atrair mais consumidores. “Queremos ter o conceito de exclusividade, com lojas que não existiam no Estado”.
Nova academia

Os empresários Mariana Vieira, 26, Nhatalia Carolinna, 29, Walter Salles, 31, e Tiago Girão, 44, são proprietários de academia que será inaugurada na Glória, Vila Velha. O local está em obra (foto). A expectativa é que cerca de 30 funcionários sejam contratados. “Deve ser inaugurada em setembro ou início de outubro. Acreditamos que as pessoas estão cuidando mais da saúde, alimentação, e se preocupando com o futuro. Além disso, elas vêm se preocupando mais com a estética”, contou Mariana.
ALGUMAS DAS NOVAS LOJAS
Polo de Moda da Glória
> Inúmeras lojas de roupas e calçados, por exemplo, serão abertas. Uma dela é uma referência em moda plus size, na rua Aurora.
> A academia Allp Fit terá nova unidade na Glória, que será inaugurada em setembro ou início de novembro, com contratação de cerca de 30 funcionários, incluindo professores de educação fisica, recepcionista e para a área da limpeza.
Shopping Vitória
> A Ala Parque, no eixo central do shopping, terá 14 novas lojas. Algumas delas, inclusive, são inéditas no Estado e fazem parte de um investimento de R$ 30 milhões. A previsão é que sejam inauguradas no fim de outubro.
> Entre as lojas, estão marcas inéditas e exclusivas, como Samsonite, Maria Filó, Sacada, Loftstyle, Lez a Lez e Nati Vozza, além de unidades da Live, Visão Express, Diniz Prime e VR/Ellus, incluindo, ainda, a chocolateria suíça Lindt, que inaugura sua versão de cafeteria no Estado.
> Além disso, outras quatro lojas serão abertas em outras áreas do shopping. Uma dessas será a primeira loja GoldKo no Estado. A loja ficará localizada no 2º piso do shopping, é integrante do Grupo Kopenhagen e é especializada em chocolates sem adição de açúcares.
Shopping Moxuara
Serão 10 novas lojas no próximo semestre: Ótica Diniz, Marques Jóias (expansão), In Play, Oftalomplus, Calebito, Paraíso Bijoux, Golden Tulip, Polo Club, Pelucinhas e Uninter, que devem criar cerca de 100 vagas para cargos diversos, como vendedor, estoquista, atendente, entre outros.
Shopping Praia da Costa
> Sete novas lojas serão abertas no próximo semestre: Multicoisas, Vitória Ternos, Alice Salazar, Divino Fogão, Giraffas, Zé Coxinha e Marci, e devem criar cerca de 70 vagas de emprego para cargos como vendedor, estoquista, atendente e auxiliar de cozinha.
Shopping Montserrat
> Cinco novas lojas serão abertas no próximo semestre: Polo Club, MicroMarket, Espaço Merezzi, Paraíso Biju e Divino Fogão, que devem criar 30 vagas de emprego para cargos como cozinheira, atendente, vendedor, entre outros.
Shopping Mestre Álvaro
> Cinco novas lojas serão abertas no próximo semestre: Florenzza Semi Joias, Peticolé, Ice Cream, Joca Esfiheria e Divino Fogão, que devem criar 50 vagas de emprego para cargos como cozinheira, atendente, vendedor, entre outros.
Masterplace Mall
> Serão pelo menos duas novas lojas no empreendimento. Uma de moda infantil e outra de serviços de depilação. A Definity Laser será aberta em julho, e vai contratar pelo menos seis funcionários, com formação na área de saúde ou estética, segundo a proprietária Charlotte Aranda, 22.
> A outra loja é a Algodão Doce, que começou a funcionar recentemente, tendo contratado uma vendedora, segundo as proprietárias Rosemary Miranda, 46, e Fabiane Miranda, 25.
Supermercados
> O Grupo Coutinho abrirá três novas lojas, ainda este ano. Uma será com a bandeira Atacado Vem, em Alto Lage, Cariacica, e outras duas do Extrabom, em Campo Grande, Cariacica, e Santo Antônio, Vitória.
Fonte: Lojas e shoppings citados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários