Empresário capixaba ameaça ir até a Justiça por terreno na Bahia

Dono da Lecar entra na disputa por terreno da Ford em Camaçari (BA) e acusa estado de favorecer a chinesa BYD, sua concorrente

João Vitor Gomes. do jornal A Tribuna | 05/03/2024, 16:58 16:58 h | Atualizado em 05/03/2024, 16:58

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/170000/372x236/Empresario-capixaba-ameaca-ir-ate-a-Justica-por-te0017034700202403051658/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F170000%2FEmpresario-capixaba-ameaca-ir-ate-a-Justica-por-te0017034700202403051658.jpg%3Fxid%3D748428&xid=748428 600w, Empresário Flávio Assis requer prazo de 180 dias para apresentar proposta de projeto ao governo baiano

A empresa brasileira Lecar, fundada no Rio Grande do Sul por um capixaba de Guaçuí, pretende entrar na Justiça caso seja impedida de disputar a licitação pelo uso da antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. A BYD é a concorrente.

A empresa estaria enfrentando dificuldades quanto aos trâmites burocráticos, como o prazo para a inscrição do projeto, que seria menor do que o da empresa chinesa, como relata o empresário Flávio Figueiredo Assis.

“O processo foi iniciado em 31 de janeiro, com o chamamento público feito só no Diário Oficial da Bahia. Fiquei sabendo só porque fui até lá. Entramos com a manifestação no dia 28 e no dia 29 recebemos o e-mail com o prazo de 30 dias para enviarmos o projeto”, afirma.

O empresário requer prazo de 180 dias para apresentar a proposta de projeto. “É o prazo que a BYD teve. Esperamos participar de uma disputa justa.”

Assis questiona o que acredita ser uma disputa tendenciosa, inclusive com declarações a favor da concorrente por parte do governo da Bahia, apontando abusos por parte do poder público.

O empresário também contesta a fala da BYD sobre uma “campanha de marketing” que estaria fazendo com a manifestação do interesse pela fábrica.

A empresa de veículos elétricos pretende assumir a produção do espaço, com área total de 4,7 milhões de metros quadrados e capacidade de 400 mil veículos por ano. Hoje o espaço está sob propriedade do governo da Bahia.

A manifestação de interesse, feita no dia 28 de fevereiro, surpreendeu o mercado e principalmente a empresa concorrente, a chinesa BYD, que dava como certa a aquisição do espaço.

Com processo seletivo já iniciado para a contratação de mão de obra no local, a gigante asiática planeja investir R$ 3 bilhões na fábrica, caso vença a licitação, com a criação de 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Como contraproposta, a empresa do capixaba afirmou pretender investir entre R$ 6 bilhões e R$ 8 bilhões, com criação de 15 mil empregos, como diz ao portal UOL. Para isso, contaria com abertura de ações. O projeto, porém, está em desenvolvimento.

Caso vença a licitação, a Lecar pretende utilizar a fábrica para produzir exclusivamente a linha de veículos elétricos populares, com preço de R$ 100 mil, ainda sem nome. E, inclusive, quer abrir fábrica no Espírito Santo.

Saiba mais

O que é a Lecar

A Lecar é uma empresa de veículos elétricos brasileira, fundada no município de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, em 2022.

Teve origem após o empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis vender a empresa de cartões de benefícios “Lecard” e iniciar no ramo automobilístico.

O pontapé foi o projeto Model 459, carro sedan 100% elétrico, com 400 km de autonomia e preço de R$ 279 mil, que deve ser lançado em dezembro de 2024.

Ainda em fase inicial, um segundo carro já está em elaboração, para entrar no mercado popular, no valor de R$ 100 mil. Ainda sem nome.

Lecar pretende construir uma fábrica em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.

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