X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Destaques do Síndico

Dia do porteiro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dia do porteiro

No mês em que é celebrado o dia de São Pedro, o santo que carrega as chaves dos portões do céu, também se comemora a profissão de seus colegas terrenos: os porteiros. O dia 9 de junho serve para valorizar os guardiões do patrimônio e das vidas de condôminos.

O porteiro é dono do primeiro rosto a receber os visitantes e do primeiro “bom dia” desejado aos moradores de passagem. “A responsabilidade pela segurança dos moradores é de todos, mas são os porteiros que estão na linha de frente, zelando pela segurança e pelo bem estar de todos no prédio, merecedores de todo reconhecimento e agradecimento diário”, afirma o presidente do SIPCES, Gedaias Freire da Costa.

Cabe aos porteiros ficar de olho na portaria, autorizar a entrada de pessoas e receber mercadorias, além de cuidar da segurança.

Na maioria das vezes cria-se um laço de amizade com os moradores, principalmente com os mais idosos, sendo, ainda, quem mais conhece os proprietários e moradores de um edifício residencial.

Na hora de buscar indicações sobre unidades disponíveis e até as características da vizinhança, são eles as fontes mais seguras de informação. Para se preparar para situações não corriqueiras, existem cursos e treinamentos para os profissionais se especializarem ainda mais.

Atualmente, os porteiros fazem muito mais do que abrir e fechar portas. Em muitos casos, auxiliam os moradores com tarefas cotidianas. Também costumam ser os primeiros a averiguar problemas no edifício e comunicar ao síndico. Às vezes, acabam ficando mais expostos ao perigo, já que são os primeiros a serem visados por bandidos. Para se prepararem para situações tão opostas, recomenda-se que os profissionais passem por treinamentos e cursos.

A habilidade para estar atento a tudo o que acontece vem mesmo da característica pessoal de cada um, e é o fator determinante para se sair bem nessa profissão: prestar atenção ao que acontece a sua volta.

Uma curiosidade: porteiros de prédios de apartamentos são muito comuns no Brasil, mais ainda nas nossas grandes cidades, mas é muito raro encontrar esse profissional em outros países.

O porteiro deve ser educado, passar uma boa imagem, afinal, ele é o cartão de visitas de seu condomínio.

Parabéns a todos os porteiros!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: