X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2020

De 113 vereadores eleitos na Grande Vitória, apenas 9 são mulheres


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem De 113 vereadores eleitos na Grande Vitória, apenas 9 são mulheres
Camila: “Não tivemos cabo eleitoral pago, nem placa em casa de ninguém” |  Foto: Divulgação

Ao todo, 113 vereadores foram eleitos em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Guarapari e Viana, sendo 104 homens. Menos de 10% são mulheres. 

Apesar disso, as mulheres ainda resistem e fazem história. Camila Valadão, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), foi eleita como vereadora na capital com 5.625 votos, a segunda maior quantidade de votos do Estado. Em Vitória, 15 vereadores foram eleitos, no total.

“Nossa votação é resultado dos setores que são os mais sofridos e esquecidos da velha política e que querem representatividade na Câmara de Vitória”, afirmou.

Para Camila, os votos conquistados foram de pessoas que buscam representatividade, como as mulheres e a população negra. A futura vereadora acrescentou que o partido em que atua, o PSOL, não possui os mesmos recursos que grandes agremiações têm.

“Nós não tivemos cabo eleitoral pago na rua, não tivemos placa em casa de ninguém. É uma forma diferente de fazer política, é uma forma que nega esse jogo da velha política”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem De 113 vereadores eleitos na Grande Vitória, apenas 9 são mulheres
Karla Coser foi eleita em Vitória |  Foto: Reprodução/ Instagram @karlascoser

Na capital, a outra figura feminina eleita para vereadora foi a Karla Silva Coser, do Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.961 votos. Somente as duas conseguiram espaço na Câmara de Vereadores.

“Estou muito feliz que não estarei sozinha nessa Câmara de Vereadores, que seremos duas mulheres defendendo o direito das mulheres e defendendo quem mais precisa”, disse Karla.

Em Vila Velha, houve apenas uma candidata a vereadora mulher eleita, a Patrícia Crizanto da Silva, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), de um total de 17 vereadores eleitos. Patrícia conseguiu 2.935 votos.

Na Serra, duas vereadoras foram eleitas: Elcimara Rangel Loureiro, do partido Progressistas (PP), com 2.057 votos, e Raphaela Maria de Oliveira Moraes, da Rede Sustentabilidade (Rede), com 1.659 votos. Ao todo, o município elegeu 23 vereadores.

Em Cariacica, nenhuma mulher foi eleita à Câmara. Ao todo, o município elegeu 19 vereadores.

Os eleitores de Fundão elegeram 11 vereadores. Apenas Sônia Professora (Patriota) é mulher. Ela teve 419 votos.

Em Guarapari as três mulheres eleitas foram Kamilla Rocha (PTB), com 1.343 votos, Rosana Pinheiro (Cidadania), com 1.247 votos, e Sabrina Astori (DC), com 650 votos. O município tem 17 vereadores. 

Todos os 11 vereadores eleitos em Viana são homens. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: