X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

"Este é o momento mais grave desde o início da pandemia" diz Casagrande a prefeitos

| 13/03/2021 14:50 h

Casagrande em reunião com prefeitos e Ministério Público
Casagrande em reunião com prefeitos e Ministério Público |  Foto: Rodrigo Araújo / Governo ES

Um dia após anunciar o novo mapa de gestão de risco do Estado, o governador Renato Casagrande se reuniu, na manhã deste sábado (13), com prefeitos capixabas e com representantes do Ministério Público (MPES).

Durante esse encontro da Sala de Situação, que aconteceu de forma virtual, o chefe do Executivo Estadual pediu união de todos para o enfrentamento da pandemia. 

“Nosso esforço é para que o sistema de saúde não entre em colapso. Este é o momento mais grave e mais intenso desde o início da pandemia. Com o avanço da vacinação, a gente vai protegendo a sociedade. Por isso, não podemos bobear agora. Vamos discutindo e debatendo ações em conjunto. Gostaria de agradecer a ajuda de todos os prefeitos, da Amunes [Associação dos Municípios do Espírito Santo] e do Ministério Público neste trabalho”, declarou o governador.

Durante a reunião foi apresentada aos gestores a Matriz de Risco de Convivência, que é utilizada para elaboração do Mapa de Risco Covid-19, divulgado semanalmente.

A reunião virtual teve a participação dos secretários de Estado que fazem parte da Sala de Situação; da procuradora-geral de Justiça, Dra. Luciana Andrade; e de 60 prefeitos capixabas.

A procuradora-geral de Justiça salientou ainda que serão fiscalizados os órgãos com poder de polícia.

“É a polícia de postura do município, é a Vigilância Sanitária. É hora de colocar todo o nosso pessoal na rua para orientar a população, para estabelecer também medidas de punição para aqueles que não ouvem as orientações. Os senhores precisam também estabelecer medidas de atenção primária, distribuir máscaras, fazer o acompanhamento na porta de entrada do SUS, porque o Estado não tem essa responsabilidade total. Nós precisamos que os municípios exerçam a sua competência constitucional na área de saúde e na área de fiscalização”, enfatizou Luciana Andrade.

Mapa de Risco

A nova edição do mapa de risco foi apresentada, na noite de sexta-feira (12), pelo governador Renato Casagrande, durante pronunciamento transmitido pelas redes sociais. 

A nova classificação começa a valer na segunda-feira (15) e traz Vila Velha, Serra e mais 15 cidades capixabas no risco alto para transmissão do coronavírus. 

Nestas cidades, fica proibida a abertura de bares e a realização de eventos públicos. Além disso, o comércio funciona com restrições. (Veja todas elas aqui). 

Nenhum município do Estado está classificado como risco baixo. Dessa forma, as 61 cidades restantes estão no grupo moderado para contágio pelo vírus. 

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS