Login

Atualize seus dados

Coronavírus

Em 2022, Estado já registrou 4 vezes mais casos de covid que o mês anterior

Casos de coronavírus disparam com a variante Ômicron

14/01/2022 20:15:59 min. de leitura

A chegada da variante Ômicron ao Estado elevou o número de casos de covid em 2022, se comparado ao último mês de 2021. Somente nos primeiros 14 dias do ano, o Espírito Santo registrou quatro vezes mais que o montante de casos registrados em todo o mês de dezembro do ano passado.

Os dados foram divulgados pelo governador Renato Casagrande, na noite desta sexta-feira (14).

Somente em janeiro deste ano, foram registrados 9.521 casos positivos da doença. Em todo o mês de dezembro de 2021, foram registrados 2.141 casos.

Ainda segundo o governador, a taxa de transmissão do vírus está próximo de 3, o que significa que uma pessoa contaminada pode infectar outras três pessoas.

"O Estado tem 480 pontos de testagem. Por isso é importante que a população faça o teste e, em caso positivo, se isole e quebre a cadeia de transmissão do vírus", explicou Casagrande.

O alto número de casos positivos fez com que o Estado modificasse algumas estratégias adotadas até aqui, como a suspensão do "risco muito baixo", no Mapa de Risco. Outra medida é que o Hospital Jayme dos Santos Neves voltou a ser o local de referência para testagem, triagem e atendimento de casos de covid.

"Os casos mais graves vão para lá, por ter muitos leitos de isolamento para covid. O Jayme volta a ser um hospital de triagem, que faz teste de covid e também vai direcionar para hospitais específicos", disse o governador.

Segundo maior índice

Nesta sexta-feira (14), o Estado registrou o segundo maior índice diário de testes positivos de covid: 4.775, nas últimas 24 horas. Com mais esses diagnósticos, o Estado contabiliza 658.297 infecções pela doença desde o início da pandemia.