Covid: Secretário faz alerta para aglomerações durante Copa do Mundo
Secretário de Saúde em exercício, Tadeu Marino, demonstrou preocupação com as aglomerações para assistir aos jogos do torneio
Escute essa reportagem
A Copa do Mundo começa no próximo domingo (20) e uma das cenas mais vistas nesse período é a de pessoas reunidas nas casas, ruas e bares para assistir aos jogos. O secretário de Estado da Saúde em exercício, Tadeu Marino, fez um alerta para aglomerações durante as partidas do torneio.
Segundo ele, o Espírito Santo vive a sexta onda da doença, desde o início da pandemia em março de 2020. Essa é a terceira onda apenas neste ano. Em duas semanas, o número de registros de infecções pelo coronavírus cresceu 156% nos municípios capixabas, passando de 3.150 casos para 8.450.
Com a proximidade da Copa do Mundo, o secretário em exercício demonstrou preocupação com as aglomerações para festas durante o torneio.
"Tivemos aglomerações nos últimos tempos, eleições e comemoração de eleições. Domingo começa a Copa do Mundo. O Brasil joga daqui a uns dias, se ganhar é mais festa e mais aglomeração ainda. A gente tem que redobrar os nossos cuidados e nós, como gestores do sistema público de saúde, temos preocupação com essas aglomerações. O cidadão crítico tem que fazer a parte dele", afirmou.
Marino reforçou a necessidade de manter cuidados de higiene das mãos e informou que a Sesa recomenda o uso de máscara em locais fechados e em aglomerações. Já em estabelecimentos de saúde, o uso continua obrigatório.
VACINA
O secretário de Saúde em exercício, Tadeu Marino, fez um apelo para que as pessoas, que estão com o esquema vacinal incompleto, busquem os postos de vacinação para colocar a imunização em dia.
Segundo ele, mais de 1,7 milhão de pessoas no Espírito Santo ainda precisam completar o esquema vacinal. Cerca de 700 mil dessas pessoas não tomaram a segunda dose da vacina.
O secretário também lembrou que o uso de máscara segue obrigatório nos estabelecimentos de saúde e recomendado para locais fechados.
Leia também: Espírito Santo vai ter Dia D da vacinação contra covid no final do mês
Covid: ES recebe primeiro lote de vacinas para bebês maiores de seis meses
Comentários