X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Brasil registra redução de casos e de mortes por covid-19 pela 5ª semana seguida

| 06/08/2021 10:48 h

Boletim divulgado nesta sexta-feira (6), pelo Observatório Covid-19 da Fiocruz aponta que, pela quinta semana consecutiva, o Brasil apresentou redução tanto nos casos de contaminação quanto de mortes por covid-19. Ainda assim, os pesquisadores apontam que permanece alta a circulação do vírus, fato comprovado tanto pelos testes com resultado positivo, quanto pela incidência de notificação de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

Os números se referem à última semana do mês de julho, e segundo o boletim, se refletem na ocupação dos hospitais, que vem apresentando "relativo alívio". Apesar disso, os valores continuam em patamares considerados elevados.

Segundo os números levantados, a redução nos índices de contaminação acontece em velocidade menor do que a de número de mortes. "A taxa de mortalidade diminuiu 1,3% ao dia, enquanto a taxa de incidência de casos de Covid-19 foi reduzida em apenas 0,3% por dia", diz o relatório.

De acordo com o boletim, a maior parte dos Estados apresentou estabilidade nas taxas de incidência e mortalidade. Houve quedas significativas no Acre, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia, e "alta considerável" no Rio Grande do Sul, "que pode ter como consequência um aumento da demanda por internações hospitalares ou mesmo de óbitos nas próximas semanas".

O estudo ressalta que, em geral, as curvas que apresentam os índices de contaminação e de mortes apresentam defasagem de duas semanas, motivada pela própria evolução da doença e do quadro clínico dos pacientes.

Na quarta-feira, dia 4, um outro boletim divulgado pela Fiocruz alertou para uma tendência de alta no número de notificações de SRAG, registrados em sistema do Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, a maioria dos pacientes com esse diagnóstico teve a confirmação para covid-19.
 

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS